72
DAVIS, C.; SILVA, M. A. S.; ESPÓSITO, Y.Papel e valor das interações sociais em sala de aula.
Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, n. 71, p. 49–54, 1989.
DAVYDOV, V.; ZINCHE NKO, V. P. A contribuição de Vygotsky para o desenvolvimento da
psicologia. In: D AN IELS, H. (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas:
Papirus, 1994, p. 151–67.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas: Autores Associados, 2005.
DIN IZ, M. H. Direito fundacional. São Paulo: Oliveira Mendes, 1998.
DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N.
Leontiev. A psicologia de A. N. Leontiev e a educação na sociedade contemporânea. CEDE S,
Campinas, n. 62, p. 44–63, abril/2004.
DURAN, A.P. Interação social: o social, o cultural e o psicológico. Temas em Psicologia, São Paulo,
1993, n. 03
FACCI, M. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev,
Elkonin e Vigotisk. A psicologia de A. N. Leontiev e a educação na sociedade contemporânea.
CEDE S, Campinas, n. 62, p. 64–81, abril/2004.
_______.Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo
da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores
Associados, 2004.
FER REIRA, S. Discurso e dialogia na prática educativa. In: MOREIRA, I. (Org.). Docência no ensino
superior: ser ou estar professor? São Paulo: Reis, 2004, p. 51–53.
FONTANA, R. A. C. Mediação Pedagógica na Sala de Aula. Campinas: Autores Associados, 2005.
FRANCO, M. L. P. B. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. Cadernos de Pesquisa
da Fundação Carlos Chagas, n. 74, p. 63–4, 1990.
FRE IRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, L. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação.
Políticas Públicas para a educação: olhares diversos sobre o período de 1995 a 2002. CEDES,
Campinas, n. 80, p. 137–68, 2002.
FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA. Folder – Na rota dos dinossauros. UBERABA-MG, 199-.
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA/FUMESU. Estatuto. Uberaba:
16/8/1995.
GADOTTI, M. Espaço da educação comunitária. In: GA D OTTI, M. et al. (Org.). Perspectivas atuais
de educação. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 227–32.
GANZER, A. A. Turbilhão de sentimentos e imaginações: as crianças vão ao museu, ou ao castelo. In:
LEITE, M. I.; OSTETT O, L. E. (Org.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e
professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005, p. 85–92.
GARCIA, V. A. Educação não-formal: do histórico ao trabalho local. In: PARK, M. B. (Org).
Formação de educadores: memórias, patrimônio e meio ambiente. Campinas: Mercado de Letras,
2003, p. 123–45.
GARC IA-CA NCL IN I, N. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2000.
GASPAR, A. Museus e centros de ciências — conceituação e proposta de um referencial teórico.
1993. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São
Paulo.
GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2001.
HERRERO, J. P. de C. La evaluación de un museo. In: Como hacer un museo de ciencias. México:
Ediciones Científicas Universitárias, p.144–62, 1998.