129
Nota
“Imprecisión em la forma de los
desplazamientos, penalizacione: 0,10”
“Colisión entre las gimnastas (más 129ãs
consecuencias) penalizacione: 0,30”
“La ausência de amplitud de um elemento
corporal o la diferencia um la forma de um
movimiento del aparato de um o varias
gimnastas causa um alteración em la
arminia general o em la sincronización. De
modo que, indepiendentemente de uma
falta técnica o no, hay uma penalización”
pequenas falhas a cada vez e as
grandes falhas por cada ginasta,
o conjunto tem essa característica
de possuir falhas próprias. São
erros amplos que ocorrem a
partir da desarmonização do
todo. Mesmo que o erro não seja
uma falta técnica, como, por
exemplo, a altura aceitável de
uma perna em determinado
exercício, se uma ginasta mais
flexível eleva ainda mais essa
perna o exercício será penalizado
porque sofre de uma
desigualdade.
ARTÍSTICO
2. Coreografia
2.1 Composición de
base
“La coreografia está caracterizada por um
‘idea-guia’ realizada por um discurso motor
unitário de principio a fin, con la utilización
de todos los movimientos posibles del
cuerpo y del aparato y todas las relaciones
posibles entre las gimnastas, las gimnastas e
los aparatos, entre los aparatos”.
Relación e colaboración entre las gimnastas
El caráter típico del ejercicio de conjunto es
la participación de cada gimnasta em el
trabajo del conjunto de manera homogênea
y um espíritu de coletividad. La
composición debe ser concebida de um
modo tal que la idea de colaboración de
todas las gimnastas, um todas las partes del
ejercicio sean bien visible”.
“Cada composición debe tener diferentes
elementos de relación entre las gimnastas y
trabajo de grupo además de la relación el
intercâmbio de aparato, e diferentes tipos de
organización de trabajo colectivo”
“Los elementos que conlleven uma relación
entre la gimnasta deben elegirse respetando
las características esenciales de la Gimnasia
Rítmica, a saber: el manejo de los aparatos;
la estética gimnástica”.
Critérios generales para juzgar elementos
proibidos
A história que deve ser contada
agora parte da união das 5
ginastas e de todas as relações
possíveis entre elas e entre os
aparelhos. Essa perspectiva
prediz uma nova perspectiva
para o julgamento das séries de
conjunto e uma nova perspectiva
para a beleza da série, que agora
não está somente nas proezas
que a ginasta é capaz de realizar
com o seu aparelho, mas também
e principalmente na capacidade
do conjunto realizar um
espetáculo dependente do papel
de cada uma que expressa um
todo.
O caráter coletivo do conjunto
implica na utilização de duas
denominações: as relações entre
ginastas e as colaborações entre
as ginastas. As relações das
formas com que os movimentos
corporais e do aparelho são
organizados: sincronismo, canon,
sub-grupos, coral etc. e as
colaborações são as ações
dependentes de cada ginasta
para que possam ocorrer: passar
por cima de outra ginasta
saltando, passar por dentro dos
aparelhos de outras ginastas etc.
Do princípio ao fim do exercício,
a todo momento, as ginastas do
conjunto precisam caracterizar
relações e colaborações.
Porém, a margem criativa que se
abre com a perspectiva do