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sensu, só retomada em janeiro de 2000, com o funcionamento da quarta versão do curso de
especialização em História da Amazônia, cujo resultado se reflete na formação de 22 especialistas.
Procurando estabelecer um intercâmbio mais estreito entre os outros níveis de ensino com a
comunidade, em especial o ensino médio e fundamental, o DEHIS tem construído, ao longo dos anos,
um espaço de interlocução de modo que o conhecimento histórico seja debatido, atualizado e refletido
com os professores da rede pública e particular, prática esta que tem mostrado eficácia nas práticas e
teorias que, por muito tempo, vêm separando as universidades brasileiras deste universo. Nesse
contexto, tem ocorrido a realização de minicursos, debates e produções de livros didáticos para os
ensinos médio e fundamental (cf. os currículos de Aldrin Figueiredo e Edilza Fontes). Há, ainda, obras
publicadas por um conjunto de professores do DEHIS e dedicadas ao público do ensino médio e
fundamental. Este é o caso dos dois tomos do livro Pontos de História da Amazônia, publicados por
José Maia Bezerra Neto e José Alves Júnior e do livro Contando a História do Pará, uma coletânea
organizada por Edilza Fontes, em 3 volumes, publicada em 2003, envolvendo a maioria dos
professores do Departamento de História da UFPA.
Este grupo de professores vem pesquisando e atuando na área de História da Amazônia desde,
pelo menos, meados dos anos de 1980, como fica comprovado nos currículos individuais expostos
neste projeto. Contudo, ainda existe uma enormidade de aspectos e temas de pesquisa a percorrer
como, por exemplo, a riqueza do acervo documental ainda por explorar no Arquivo Público do Estado
do Pará (APEP), a Biblioteca Pública do Pará “Arthur Vianna”, a Biblioteca e Divisão de
Documentação do Museu Paraense Emílio Goeldi, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, o
Arquivo e Biblioteca do Grêmio Literário Português, o Arquivo e Biblioteca da Primeira Comissão
Demarcadora de Limites, a Biblioteca do Instituto Evandro Chagas (referência em doenças tropicais),
Biblioteca da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (antiga SPVEA) e Banco da
Amazônia (antigo Banco da Borracha), centro de referência documental em História Econômica da
Amazônia nos séculos XIX e XX, entre outras instituições de semelhante destaque, que guardam as
fontes e as incursões sobre os quatro séculos de ocupação européia na Amazônia brasileira, trazendo à
luz notáveis coleções de viajantes, memorialistas, tratadistas e literatos, além do impressionante acervo
de manuscritos e impressos sobre o Extremo Norte da América lusa e das regiões vizinhas dos países
amazônicos da América Espanhola e do Caribe.
Por mais que os alunos da graduação façam estágios de pesquisa no Arquivo Público do
Estado do Pará, por força da exigência de uma monografia de final de curso, e os professores e
pesquisadores acessem continuamente as informações necessárias ao desenvolvimento dos seus
projetos de pesquisa, o APEP ainda guarda um rico acervo de informações dos séculos XVII – XX, em
grande parte inexplorado, de relevante interesse público e importância para a história do país. Dessa
forma, ainda neste ano de 2003, submetemos à aprovação dos órgãos federais competentes um projeto
de pós-graduação scricto sensu – Mestrado em História – com área de concentração em História da
Amazônia. A implantação do referido curso de mestrado será fundamental na formação de
profissionais que irão explorar e analisar esta documentação.
Na área de ensino, o DEHIS vem implementando projetos didático-pedagógicos com o
objetivo de melhorar a formação acadêmica dos alunos dos cursos de História. Particularmente, de
2000 até 2003, realizamos as seguintes atividades:
• Uma completa reestruturação na organização curricular da graduação, com vista a aumentar a
participação dos professores do Departamento de História nas atividades relacionadas à prática de
ensino e metodologia de ensino da História;
• A criação de material didático-pedagógico para o bom desenvolvimento das atividades de ensino
de História (graduação), especialmente destinado aos alunos dos cursos do interior do Estado do
Pará;
• O incentivo à criação de projetos de ensino ligados aos Projetos Integrados à extensão e à pesquisa
(PROINT/UFPA), dentro do curso de História. No âmbito da UFPA, nos anos de 1999 a 2003,
tivemos 5 projetos aprovados e encaminhados;
• A criação de um grupo de ensino de História, ligado ao Núcleo do Pará da Associação Nacional de
História (ANPUH), com o objetivo de estabelecer e aprofundar a relação entre os professores do
Departamento de História da UFPA, com aqueles ligados à rede pública e privada de ensino do
Pará. Este núcleo vem atuando desde 2001 e já promoveu diversos encontros, cursos e projetos de
ensino.