242
QUARTA AULA – 10 DE NOVEMBRO DE 2005
ACORDAR PALAVRAS
OBJETIVO:
fazer com que os alunos conheçam o sentido aparente das palavras e os símbolos que
há por trás delas.
ATIVIDADE:
entregar uma folha com algumas palavras para que os alunos possam descobrir os
sentidos que cada palavra pode adquirir. Vejamos o modelo:
1 – As outras caras das palavras
Palavras sólidas ( emprego, verdade, razão, certeza, amizade, realidade ....)
Palavras líquidas ( água, fingimento,político, lembranças, momento, mentira...)
Palavras frias (rancor, viuvez, desprezo, jamais, medo, esquecimento ...)
Palavras quentes ( carnaval, paixão, torcida, esperança, guerra, criança ...)
Palavras ferinas ( ódio, indireta, cinismo, gato, unhas, vampiro ....)
Palavras amáveis ( bom dia, mãos, olhar, conselho, oração, afago)
Palavras doidas ( etecétera, inflação, umbigo, fúria, pedrada, grilado...)
Palavras miseráveis ( esmola, fome, violência, mentira, inveja, delação...)
Palavras esnobes ( soçaite, arminho, marajá, iate, rainha, acadêmico...)
Palavras religiosas ( céu, mito, procissão, mãe, amor , bíblia ...)
Palavras coletivas ( igreja, praça, estrela, greve, graça, carnaval....)
Palavras pessoais ( segredo, diário, medo, cueca, gaveta, agenda...)
2 – As palavras e os cinco sentidos
Palavras auditivas ( sussurro, valsinha, ronco, grilo, acalante, fungado...)
Palavras visuais ( arco–íris, carta, cartaz, montanha, foto, circo...)
Palavras olfativas ( flores, mata, mexerica, poluição, cozinha ...)
Palavras gustativas ( beijo, bebida, hortelã, pé-de-moleque, licor, sorvete...)