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concepção histórico-cultural, dependem das condições concretas nas quais ocorre o
desenvolvimento, visto que, como já explicitado, tais condições influenciam o
desenvolvimento psíquico como um todo.
Assim como Vigotski, Leontiev (1998) também discutiu a relação entre imaginação e
realidade nas brincadeiras das crianças. Através de suas pesquisas, o autor confirmou o que
Vigotski já havia abordado. Em seus estudos não encontrou elementos fantásticos,
improváveis ou fantasiosos na situação de brincadeira das crianças. Concluiu que suas
brincadeiras partem de uma ação real, com operações, imagens e objetos reais. Embora parta
de elementos da realidade, a brincadeira evoca uma situação lúdica imaginária. São as
condições da ação que tornam necessária a imaginação e dão origem a ela.
Sobre o surgimento da situação imaginária na brincadeira, o autor pontua que os
objetos mantêm o mesmo significado que têm na vida real, no entanto passam a ter um
sentido lúdico. A ruptura entre o sentido e o significado
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surge no processo da brincadeira,
que não é imutável, mas sim dinâmico. Assim, conclui que a brincadeira dos pré-escolares são
operações reais e sociais, nas quais a criança assimila a atividade humana, possibilitando-lhe
compreender melhor o mundo em que vive.
Corroborando com as proposições de Vigotski e Leontiev a respeito da brincadeira de
faz-de-conta, Elkonin (1998)
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se aprofundou nas questões da psicologia do jogo trazendo
importantes contribuições para essa área. Em seu trabalho denominado psicologia do jogo,
aprofundou-se nos estudos e pesquisas sobre o jogo protagonizado por crianças. O autor
dedicou sua carreira científica e acadêmica ao estudo da psicologia da criança e educacional.
Sua perspectiva tem como base os estudos de Vigotski considerando que o jogo não tem uma
essência natural e biológica, mas social e cultural. Seus estudos apontam que, muito antes de
o jogo ser um objeto de pesquisa científica, já era utilizado como um meio de educação
infantil. Historicamente, esse lugar especial reservado ao jogo talvez se devesse à
proximidade com a natureza da criança. O autor nos alerta, no entanto, que essa afinidade não
se deve à natureza biológica, mas sim à sua natureza social, que surge da necessidade da
criança se comunicar com o mundo.
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Vigotski (2000) entende que o significado da palavra é um fenômeno histórico e social que só se torna
fenômeno do pensamento na medida em que o pensamento está relacionado à palavra, nela materializado, e vice-
versa. O significado consiste num núcleo relativamente estável de compreensão da palavra e que é
compartilhado pelo grupo de pessoas que a utilizam. O sentido refere-se ao significado que a palavra tem para o
indivíduo, tendo ligação com o contexto e com as sua vivências afetivas, sendo compreendido como uma
formação dinâmica e inesgotável.
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Elkonin foi um importante pesquisador russo que se dedicou às questões da psicologia do jogo, apoiando suas
pesquisas nas proposições de Vigotski, tendo posteriormente trabalhado com Leontiev. Seu trabalho comunga
com a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento discutida por Vigotski.