109
4. 1.1 Caráter Social da Educação em Durkheim
Margaret Archer
74
no seu texto The sociology of educational systems, de
1980, analisando a concepção da educação do ponto de vista dos pais fundadores
da Sociologia, Karl Max, Émile Durkheim e Max Weber, aponta as seguintes
convergências entre eles: Archer apud Graziella
Although education was never a major concern of Marx and Weber,
unlike Durkheim, all three shared a common orientation towards it
despite their differences in theoretical approach. Firstly, they
unanimously treated education as a macroscopic social institution
rather than a bunch of organizations (schools, colleges, universities),
a set of collectivities (teachers, pupils, principles), or a bundle of
properties (inputs, processes, outputs). Secondly, Marx, Weber and
Durkheim placed the educational institution firmly in the wider social
structure and set interesting problems about its interface with other
social institutions (the economy, bureaucracy and polity
respectively). Thirdly, all three saw that it was education’s position in
the social structure and relationship to other institutions, which were
the keys to the dynamics of educational change. Although only
Durkheim went far in theorising about the actual mechanics of
educational development, they all left no doubt that this should form
an integral part of their macroscopic theories: for Marx educational
change was born along by the dialectical interplay of infrastructure
and superstructure; for Weber it was associated with the dynamics of
bureaucracy, though the link was ‘hidden in some decisive point’;
and for Durkheim it would, and should, be tied to the polity and
through it to the development of the normatively integrated organic
society. (Archer, 1980, p. 234) (
75
)
74
Socióloga britânica
75
“Embora a educação não tenha sido uma questão central para Marx e Weber,
diferentemente de Durkheim, os três autores compartilhavam uma orientação comum,
apesar de suas diferentes abordagens teóricas.
Primeiramente eles unanimemente trataram a educação como uma instituição social
macroscópica, e não como um amontoado de organizações (escolas, faculdades,
universidades), ou como um conjunto de coletividades (professores, alunos e diretores),
nem como um aglomerado de propriedades separadas (inputs, processos, outputs). Em
segundo lugar, Marx, Weber e Durkheim colocaram firmemente a instituição educacional na
estrutura social mais ampla e propuseram problemas interessantes sobre sua relação com
outras instituições sociais (economia, burocracia e ação política, respectivamente). Em
terceiro lugar, todos os três perceberam que a posição da educação na estrutura social e
sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da
mudança educacional. Embora somente Durkheim tenha teorizado profundamente sobre os
reais mecanismos do desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que
esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias – para Marx, a mudança
educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela
estava associada à dinâmica da burocratização, embora esta ligação estivesse ‘escondida
em algum ponto decisivo’; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida à ação política
e, deste modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica integrada e normativa.”