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Professor 1 – As capacitações serem baseadas nos fatos que as pessoas precisam ser
detalhadamente esclarecidas, inclusive trabalhando de forma prática, na elaboração do PA.
Professor 2 – Em alguns PAs a interação com o aluno desperta o interesse e o envolvimento
do aluno ao tema; infelizmente, os alunos não têm a cultura do autodidata, o que facilitaria o
desenvolvimento do MATICE. Desta forma, sugiro que os recursos do MATICE sejam
adotados inclusive nas aulas presenciais, formando o hábito e a cultura dos alunos nesta
tecnologia, bem como ao Professor.
Professor 3 – Aumentar a flexibilidade para revisão de datas de eventos, pois podem ocorrer
falhas e bloqueios no ambiente Eureka (como neste semestre) e há necessidade de
reprogramação das atividades no cronograma.
Professor 4 – Assim como os professores passam por uma qualificação para trabalhar com
um PA MATICE, acredito que os alunos também devem passar por alguma forma de
preparação. Apenas os esclarecimentos dados pelo professor do PA que será trabalhado via
MATICE, quando da elaboração do contrato pedagógico, têm se mostrado insuficientes. E isto
compromete sobremaneira o desenvolvimento dos trabalhos, já que após o primeiro contato
presencial (estipulação do contrato pedagógico) os alunos acabam se distanciando,
encontrando dificuldades com a metodologia que nem sempre são levadas ao professor do
PA, o que acaba por desestimulá-los.
Professor 5 – Desta primeira experiência, achei que o professor tem alguns trabalhos de
digitação multiplicados que talvez com o aperfeiçoamento da ferramenta possa ser
aprimorado. Exemplos:
a) a partir das notas lançadas na correção dos trabalhos de cada unidade do MATICE, não
poderia ser possível gerar automaticamente a caderneta com a média final do semestre.
b) O professor digita o seu conteúdo no formulário próprio, daí tem que colocar novamente em
cada módulo e respectiva unidade, tudo o que já foi digitado. Ou um documento ou outro
poderia ser gerado a partir do primeiro.
Professor 6 – Acredito que o trabalho seria melhor desenvolvido se o professor optasse por
trabalhar com este tipo de atividade. No meu caso essa atividade me foi apontada como uma
das minhas responsabilidades acadêmicas no semestre. Não participei de nenhum
treinamento, embora saiba que a Universidade ofertou. Talvez esse tenha sido o maior dos
meus problemas, pois quando administrei outra sala, não havia tanta dificuldade como agora.
Eu solucionei como pude, inseri atividades no edital e usei como forma de contato com os
alunos o e-mail e os três encontros presenciais.
Professor 7 – Acredito que necessita de aperfeiçoamento operacional, como ficar no “ar”
quando do envio de trabalhos e coisas do gênero. Em minha opinião o que faria a diferença é
preparar, sensibilizar os alunos para esta metodologia. Percebo que muitos não têm o
comprometimento necessário para desenvolver as atividades do PA e acreditam que por ser
nesta metodologia (ausência da presença de um professor) ele não precisará de muito
empenho.
Professor 8 – Pela pouca habilidade com o sistema nessa primeira experiência, ainda não
tenho contribuições.
Professor 9 – Face à pouca experiência, ainda não me sinto habilitado a responder a essa
pergunta.
Professor 10 –
1. Estabelecer regras claras quanto a alocação de horas para os PAs MATICE para todas as
categorias de professor (TI, horista, etc), pois as tarefas de organizar cronograma,
acompanhar alunos, marcar provas em horários especiais (pois os alunos MATICE dificilmente
podem comparecer no horário marcado para a turma regular) demandam bastante tempo.
2. Para os PAs da Engenharia que envolvem matemática, as listas de discussão e fóruns não
funcionam. As dúvidas têm de ser esclarecidas pessoalmente. Os únicos alunos que foram
bem no curso MATICE foram aqueles que assistiram às aulas presenciais.
Professor 11 – Acredito que a obrigatoriedade de encontros presenciais mensais ou mesmo a
cada 2 semanas (encontros de 15 minutos) para acompanhar o processo de desenvolvimento
do aluno e remissão de dúvidas seria benéfico ao sistema. Estes encontros seriam apenas um
“bate-papo” informal com curta duração, diferente de um encontro presencial didático
expositivo (aula).
Outro problema que me deparo com os PAs MATICE é o abandono e postergação de entrega
de trabalhos por parte dos alunos. È comum haver alunos que nas últimas semanas de aula
querem entregar todos os exercícios que “ficaram para trás” para poderem ir para a final e
fechar o PA, coisa que na permito.