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RESUMO
As universidades constituem um tipo peculiar de organização complexa,
requerendo formas próprias de planejamento e gestão para desenvolver uma maior
capacidade de resposta às demandas externas como forma de sobreviver a um
ambiente tão competitivo e de profundas transformações. O objetivo central da
pesquisa foi o de analisar as estratégias como resultantes do planejamento formal
praticado ou como emergentes das ações cotidianas da instituição de ensino
superior estudada. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso tendo como
foco a Universidade do Sagrado Coração localizada em Bauru, Estado de São
Paulo. Os dados primários resultaram da aplicação de questionário enviado a 21
dirigentes da instituição, incluindo reitora, vice-reitora, pró-reitoria acadêmica, pró-
reitoria comunitária, diretorias de centros e coordenadores de cursos. O objetivo foi o
de identificar a percepção dos dirigentes quanto a formulação e implementação de
estratégias. Os dados secundários basearam-se na análise documental tendo sido
examinados planos de desenvolvimento, planos estratégicos e projetos
pedagógicos. Desta forma, as ações foram percebidas pela aplicação de um
questionário e de entrevista não estruturada e análise documental. O referencial
teórico baseou-se nos estudos de Mintzberg (1994, 2001 e 2004) sobre
planejamento e pensamento estratégicos. Enquanto que o planejamento refere-se a
uma programação estratégica, o pensamento estratégico refere-se a uma síntese
que combina intuição e criatividade, resultando uma perspectiva integrada ou visão
de direção não necessariamente articulada. Também se fundamentou nos estudos
de Meyer Jr. (1991, 2003, 2004), na questão do pensamento estratégico como
técnica, como arte, demonstrando a necessidade de perceber a universidade com
diferentes sistemas que buscam continuamente aprender para adaptarem-se à
realidade e preparar-se para o futuro. A análise dos dados revelou que a formulação
e a implementação de estratégias não resultam tão somente da atividade
programada, originando-se, também, da ação cotidiana na organização, tais como:
abertura de novos cursos e paralisação por um tempo, de outros, que não
respondiam à necessidade dos alunos e da sociedade; atualização das políticas de
gestão de pessoal docente e técnico-administrativo no sentido de fomentar e
sedimentar a cultura de capacitação e, incentivar a qualificação e
autodesenvolvimento; e vários outros relacionados à infra-estrutura, pesquisa e
extensão. A principal conclusão do estudo aponta que a formulação e a
implementação de estratégias na universidade estudada são resultantes da
atividade programada, mantendo costumes em meio ao espírito de mudança,
originando-se, também, da ação cotidiana na organização utilizando estratégias
emergentes, para responder às demandas apresentadas. Ao final são feitas
recomendações que podem contribuir para que os gestores tenham percepção mais
ampla da formulação e implementação de estratégias enfrentando a diversidade e a
pluralidade, equilibrando o passado, o presente e o futuro. O estudo realizado
integra o projeto "Planejamento e Estratégia em IES particulares" e o grupo de
pesquisa "Teoria e Prática da Gestão Universitária" da PUCPR.
Palavras-Chaves: Universidade, Planejamento Estratégico, Estratégia, formulação e
implementação.