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APÊNDICE P – QUADRO DE DADOS EXTRAÍDOS SOBRE A PROPOSTA DE
FORMAÇÃO DOCENTE DA COLEÇÃO
ET-Prof001
“Acredito que seria trabalhar temas como a pluralidade cultural, as tradições
religiosas e o conhecimento partindo dessas mesmas tradições.”
ET-Prof002
“Acho que a principal proposta da formação docente é a de buscar ser o menos
proselitista possível. Ou seja, não ser proselitista. Ser aberto a toda a diversidade
existente.”
ET-Prof003
“perceber que cada um tem o seu valor e que cada um faz parte de todo esse
universo e, dentro desse universo religioso, cada um venha a somar com o que
ele já sabe. Então a Coleção traz assim uma proposta muito importante pro
trabalho do professor.”
ET-Prof004
“Em primeiro lugar o respeito. Pois, se eu não respeito o outro na sua
individualidade, na sua opção religiosa-humana, eu não vou conseguir estabelecer
o segundo elemento fundamental que é o diálogo. Sem respeito não há diálogo. E
sem diálogo nós não construímos juntos um projeto que venha a ser efetivo na
transformação.”
ET-Prof005
“O fato de valorizar a religiosidade de cada indivíduo, valorizar a diversidade das
religiões que estão envolvidas no dia-a-dia das pessoas. Acho que isso é a
grande chave de toda essa Coleção.”
ET-Prof006
“Eu acredito que a proposta de formação docente está vinculada à questão da
pesquisa. O professor ele vai ter as dicas, as sugestões, as orientações e o
material. Mas só o material não basta em si ao professor. É necessário que ele vá
pesquisar e busque mais. O material é apenas um início.”
ET-Prof007
“Quanto a proposta de formação docente, a Coleção faz com que o professor
procure compreender, desde a educação infantil até a oitava série, um esquema
de busca de conhecimento. Que é o quê? Fazer com que o aluno tanto elabore o
seu próprio conhecimento, seja de sua própria religião, seja da religião de seus
colegas de sala de aula, como busque construir um clima de respeito mútuo no
relacionamento cotidiano.”
ET-Prof008
“a proposta de formação docente subjacente à Coleção, o que teria a dizer é que
ela resulta de uma prática docente que procurou responder à questão da
diversidade cultural-religiosa dos alunos que recebe em sala de aula, procurou
mediar os conflitos que às vezes surge por causas dessa diversidade e de idéias
vindas do senso comum ou da própria família e que acabam incutindo
determinadas opiniões de que aquelas são as certas. Nisso, diria que essa
proposta é um ponto de partida, mas não suficiente. Precisa avançar mais.”
ET-Prof009 “a questão não só do conteúdo pedagógico.”
“que o professor tivesse realmente aquele ser interior, é, aquela atração pelo
sagrado. Não só como mera curiosidade, mas como alguém que fez experiência
disso na vida.”
ET-Prof010
“o conteúdo de fundo, o subjacente, acredito ser que o professor deve abrir-se ao
diferente sem transformar o diferente em produto de liquidificador.”
ET-prof011
“Eu acho que a proposta de formação docente subjacente à Coleção facilita a
implantação do novo modelo de ensino religioso e sua transposição didática para
a sala de aula a tal ponto que qualquer professor, por meio dela, pode vir a
ministrar com êxito uma boa aula. Claro, ela supõe que ao menos o professor
estude individualmente os temas que ela discorre, busque mais algumas
informações para complementar. Mas, em si, ela possibilita ao professor sentir
seguro na sua prática em sala de aula, principalmente no que diz respeito de não
estar traindo o que pede a LDB.”
ET-Prof012
“No meu entender, a proposta de formação docente que a coleção se define pela
tentativa de transpor didaticamente o que a LDB pede. Ao fazer isso, ela contribui
para que o professor que a utiliza em sala de aula, não perca de vista esse
referencial. Mais ainda, como já disse, quando ela, nas mais variadas atividades,
reforça atitudes de respeito ao diferente cultural e religioso.”