222
222
Questão 9. Que avaliação global cada um de vocês faz do estágio que acabou de realizar? Procure levar em consideração a experiência recente que vocês vivenciaram.
Categorias Curso Informações Obtidas
Geografia
- Os alunos me pediram se eu não queria continuar até o final do ano e aquilo me motivou um pouco. Por que eu andava bastante desmotivada, porque era uma turma assim
terrível.
- Mas pegar uma turma assim, pegar um caderno de chamada, fazer uma avaliação, preencher um boletim, fazer reunião com os pais, foi à concretização de um ideal que eu
busquei desde que eu passei no vestibular e escolhi a Licenciatura.
Educação Física
- Antes de começar eu não queria dar aula, agora eu acho que tenho quase certeza, mas serviu como experiência, é uma experiência prática muito nova.
- O estágio é o primeiro passo da prática porque a gente aqui aprende muita teoria, mas a prática é que realmente tu vai ser colocado à prova, tu vai ver se tu aprendeste, se tu
sabes e quanto tu não sabe, tu vai é a melhor forma de aprender eu acho que é praticando.
Letras/Português
- Foi uma experiência importante, uma vivência diferente e importante (...) o fato de eu ter experimentado realmente esse papel de professor. Em geral, acredito que foi uma
experiência boa, não vou desistir de ser professora.
- Foi importante porque eu fui bem inseguro no início, a posição de estar lá na frente na sala de aula foi de tremer, mas aos poucos eu fui percebendo que é isso que eu quero.
- Minha percepção em relação a minha experiência passou por diversas fases, uma delas mudou essa percepção de escola. A primeira fase foi de euforia, por estar em sala de
aula, eu achei não é isso mesmo que eu quero, eu vi que a escola é um lugar maravilhoso pra se trabalhar, que lá eu ia ser útil de alguma maneira. Este ano eu já estava na fase
da decepção, que nós enquanto professores somos completamente impotentes, não temos força nenhuma diante do que a escola quer, da concepção que os alunos trazem, mas
estou numa fase de transição eu acho.
Música
- Comecei a me enxergar como professor durante os estágios, cresci bastante eu amadureci enquanto professor, passei a entender algumas coisas, aprendi a lidar com
problema.
- Foi super positivo, pois a gente cresce um monte, a gente sabe por onde tem que pisar; a gente vai entender como funciona cada prática educacional. Hoje acho que o estágio
nos passou isso, sabe que temos que estudar pra tal prática excepcional que acho que complementou tudo, a gente passou por todas essas práticas.
- É uma experiência cada vez diferente que vai mudando de nível de escolaridade, pela oportunidade de trabalhar com turma diferente vai ter outra realidade.
Física - Gostei estou gostando da experiência, dessa reflexão que eu tenho que fazer das aulas que realizei, eu converso com o orientador sobre o que é que está acontecendo.
História
- É importante, foi bom fazer eu gostei e tudo mais, porque eu acho que é o único momento que a gente tem de estar em sala de aula com essa orientação. O estágio é só o
primeiro momento, mas é o único momento que a gente teria essa orientação e poderia construir junto com alguém.
- O estágio serviu mais como experiência de ver as realidades dos alunos e apontar os problemas que tem que ser resolvidos pelo ensino que justamente aproveitado para que
minhas potencialidades possíveis como professor pudessem ser realizadas.
Artes Visuais
- Eu tive um crescimento muito grande assim desde o início até o momento e eu pude perceber isso e foi melhorando aos poucos nas primeiras aulas, eu nunca tinha entrado na
sala de aula. Então, foi bem difícil, no início até eu me habituar e hoje é uma coisa mais despreocupada mais natural. (...) Eu acho serviu muito para depois, quando eu for de fato
crescer.
- Deu aquele nervosismo no início, o medo não sei sempre no início tem um medo de avaliação. O medo do que os alunos vão pensar de ti. Será que vão gostar de ti? Será que
eles vão fazer o que você pede? Como é no início é cheio de perguntas, mas no decorrer do semestre a gente já vai se soltando mais, a gente vai se sentindo a vontade, porque
a gente vai conhecendo os alunos. Eu estou bem mais tranqüila agora do que quando comecei.
Ciências Biológicas
- Eu acho que valeu a experiência. - A experiência serve.
- O estágio é diferente de outras experiências e prova muitas mudanças do crescimento (...) permite que tenha um acompanhamento de como é a realidade de uma escola. Eu
avalio ele como um treinamento e uma oportunidade, de tu avaliar se tu quer ou não fazer parte dessa realidade.
Matemática
- Eu acho que é tudo vem a nos acrescentar pro futuro, eu acho que é ali que começa assim tudo; é ali que começa a pensar de repente, eu não posso pensar deste jeito e de
repente tem que mudar, perceber a realidade da escola.
- Eu acho bastante válido poder mostrar bem a realidade dentro da escola. Pra mim não está sendo tranqüilo, eu tenho que virá lá sem sabe muito como me virá que eu não sei
muito como saí da situação e por mais que tenha orientação dele, lá surge o problema não dá tempo de falar com ele. Eu acho talvez quem sabe se o acompanhamento fosse
diário do professor, não sei se isso adiantaria também.
Química Seção 01
- Eu acho to conseguindo muda, ta discutindo mais a metodologia dando noção dessa idéia, pelo menos a avaliação que eu faço tá se tornando uma coisa boa aquelas
instruções que a gente desenvolve dentro da Química.
Letras/Inglês
- Foi um crescimento muito grande como pessoa assim eu me sinto, eu levei muito pra minha vida pessoal.
- Eu cresci bastante com certeza se eu fosse avalia o primeiro ano do segundo ano, pela questão da regência e assim pessoalmente acho que o primeiro ano não acrescentou
muito na minha formação como professora porque foi só observação, a gente ficou muito passivo, com certeza esse último ano no 7º e 8º semestre acrescentou muito e vai ser
muito diferente eu começo dá aula como uma profissional de Letras com estágio.
Filosofia -------------------------------
Contribuições para
o desenvolvimento
do Estágio
Curricular
Letras/Espanhol
- Essa foi a primeira vez que eu dei aula, então pra mim foi válido por isso, pelo contato com a escola, com o aluno.
- É bom é a experiência de aluno, é uma parte assim que mais me faz refletir o que você faz.