23
RONDINELLI, 1998, BUYSSE; VERBEKE, 2003). Além disso, as empresas
gerenciam o retorno dos produtos, encontrando alternativas para a reutilização, a
reciclagem, a revenda ou mesmo o descarte adequado dos produtos e dos
componentes (BERRY; RONDINELLI, 1998, STOCK; SPEH; SHEAR, 2005).
Todavia, esse modo de gestão ambiental está restrito às funções internas
organizacionais (WALTON; HANDFIELD; MELNYK, 1998). Portanto, uma resposta
ambiental pró-ativa inclui não só executivos e trabalhadores, mas também
consumidores, fornecedores e comunidade local para a efetiva implementação da
gestão da qualidade ambiental total (Total Quality Environmental Management -
TQEM) (BERRY; RONDINELLI, 1998, WALTON; HANDFIELD; MELNYK, 1998;
BARBIERI, 2004).
O relacionamento com os diferentes grupos de interesses da organização,
atendendo às respectivas exigências e demandas ambientais atuais e futuras,
requer uma “estrutura que suporte essa interação, integração e comunicação,
interna e externa” (SANCHES, 2000, p. 79). Para uma responsabilização pelo meio
ambiente e pelo desenvolvimento sustentável, é necessário torná-los elementos do
processo decisório estratégico da empresa (NEWMAN; HANNA, 1996, WINN;
ANGELL, 2000, BUYSSE; VERBEKE, 2003). Visto que o processo efetivo de
internalização dos desafios ambientais e sociais, interna e externa a organização,
exige requisitos e objetivos organizacionais claros e sistematizados (HUNT;
AUSTER, 1990, NEWMAN; HANNA, 1996, SANCHES, 2000). É também
imprescindível elevado grau de comprometimento organizacional, tanto da alta
direção quanto dos empregados em todos os setores e unidades do negócio (HUNT;
AUSTER, 1990, WINN; ANGELL, 2000).
Para ir além da conformidade legal, a empresa deve apresentar alto nível de
implementação de tecnologias limpas (BUYSSE; VERBEKE, 2003). E,
conseqüentemente, capturar conceitos, ferramentas, técnicas e sistemas para obter
informações sobre processos e produtos, exigências e tendências, internas e
externas, em relação os impactos ambientais atuais e futuros (SANCHES, 2000).
Portanto, a TQEM associa diversas ações socioambientais como: a minimização e
prevenção da poluição, o desenvolvimento e gestão de produto, a gestão da
demanda e a contabilização de “todos os custos” - individuais, da sociedade e do
meio ambiente (BERRY; RONDINELLI, 1998, WINN; ANGELL, 2000).