Capítulo 6 Resultados e Discussão
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Envolvemos naquela época quase vinte escolas públicas locais, com a participação
de alunos, de professores, eu acho que foi um marco de sensibilização, de um
processo de conscientização da comunidade local do que é a APA, do que é
conservar aquela região. E isso teve um papel fundamental para trazer lideranças,
tanto para o conselho gestor, e pra mobilizar essas lideranças dentro de um objetivo
comum que é a preservação...
Devido a esse processo de construção da APA, o seu
Conselho Gestor, essas lideranças todas convergindo as suas idéias para preservar
essa região e esse território tivemos o exemplo de um grupo [que ocupou
irregularmente uma área] que participou de um acordo tranqüilo de congelar esse
bairro, dentro das compensações ambientais dali sem qualquer briga, sem qualquer
manifestação grande.
Ou seja, o poder público não foi lá querendo botar mais de
cinco mil casas no chão pra desocupar a área, então não houve essa necessidade, e
então dentro desse processo de negociação, mas aí eu chamo a atenção pra questão
da consciência. A consciência das lideranças, a consciência da população, porque
as suas lideranças representam o anseio da população. Então eles viram o impacto
que eles causaram ao meio ambiente, e da mesma maneira também que eles
sofreram em ocupar uma área que não é própria. E hoje, por exemplo... eles ocupam
vinte por cento da [área] ... e os outros oitenta por cento estão preservados. Ou seja,
se nós não tivéssemos uma APA, se nós não tivéssemos um Conselho Gestor, se nós
não tivéssemos esse processo de educação ambiental da consciência das lideranças,
com certeza, em pleno ano de 2005, onde a cada dia as coisas estão mais difíceis
pro trabalhador, nós já teríamos ocupação total de cem por cento [da área]. Então
nós conseguimos negociar isso dentro do Conselho Gestor. A sociedade de amigos
de bairro, através da sua liderança, as pessoas todas que participam do bairro, a
prefeitura, o governo do Estado, o seu Conselho Gestor, e hoje existe um acordo,
nem uma casa mais pode ser construída dentro desse local. Então isso é um exemplo
de consciência das pessoas, seja sua liderança dentro do Conselho Gestor ou seja a
comunidade de uma maneira geral que ta inserida dentro da APA que vem a cada
dia construindo essa consciência preservacionista.”. (representante do setor
público).
A exemplo da fala deste conselheiro, grande parte dos entrevistados considera que a
necessidade de conservação dos recursos naturais de uma área tão sensível, aliada aos
interesses econômicos locais favoreceu o diálogo e promoveu a ressignificação da
realidade local. A partir desta forma de gestão territorial as discussões no Conselho
Gestor e a integração entre diferentes atores propiciaram a elaboração de um novo olhar
sobre o local permitindo uma mudança de orientação cultural e o enfrentamento de
problemas, a partir de uma visão que agrega as várias facetas e inter-relações da
realidade local.
“E eles envolvidos no processo, eles começam a perceber a importância dessa área,
do quanto que os órgãos municipais e estaduais estão envolvidos com eles na
proteção. De que o problema não é só do estado, do município sanar isso. De que a
participação deles é tão importante quanto a nossa. A gente não consegue atender a
todos, mas se somar os esforços a gente vai conseguir, devagar, ir chegando ao
ponto. Eles começam a entender a leitura de que não adianta pedir que o estado, o
município vá lá e resolva se eles não estiverem envolvidos. É como de repente a
coleta de lixo... não adianta você ficar colocando um serviço de atendimento para
esse fim se de repetente eles não estiverem educados a não jogar o lixo em qualquer
lugar. Porque senão isso é sempre um processo, uma bola de neve – você vai e tira,
eles vão e colocam... você vai e tira, eles vão e colocam.