49
Tabela 3 – Relação das categorias comportamentais do instrutor (I) com as suas
respectivas siglas, nomes e descrições.
CÓDI
GO
NOME
DESCRIÇÃO
I P D
Informar aos participantes
sobre o seu desempenho
O instrutor após uma apresentação em público de P ou Ps
informa P ou Ps sobre o seu desempenho em relação as
propriedades (freqüência, velocidade, tonalidade da voz)
adequadas e inadequadas utilizadas na apresentação oral
realizada e/ou informar também sobre gestos (posturas e
posições) e direção do olhar adequados e inadequados. P ou Ps
recebe as informações do Instrutor sobre a sua atuação.
R P P
Responder perguntas dos
participantes
O instrutor, após perguntas formuladas por P ou Ps, responde-
lhes essas perguntas. P ou Ps presta atenção e/ou anota as
respostas do instrutor.
F E P
Fazer comentários
elogiosos aos participantes
O instrutor, após a realização de tarefas de P ou Ps, de acordo
com suas instruções, faz comentários elogiosos, enfatizando a
boa execução dessas tarefas, chamando o Participante pelo
nome, sorrindo e direcionando-lhes o olhar. P ou Ps elogiados
pelo instrutor agradece, sorri, faz comentários a respeito das
tarefas.
S T
Solicitar a realização de
tarefas
O instrutor, diante de P ou Ps com canetas e apostilas e após
fornecer instruções para a realização de tarefas, solicita a
realização individual ou em grupo dessas tarefas: fazer
apresentações em público, assistir a apresentação de outro
Participante, informar sobre o desempenho do outro na
realização de tarefas, dialogar sobre aspectos relacionados às
solicitações de tarefas do instrutor. Instruções para a
realização de tarefas, individuais ou em grupo, recebidas por P
ou Ps. Tarefas solicitadas de acordo com as instruções
realizadas por P ou Ps.
E X P
Fornecer aos participantes
explicações relacionadas a
fazer apresentação em
público
O instrutor, após solicitação de mais explicações de P ou Ps,
fornece outras explicações e informações relacionadas ao
treinamento, acompanhadas de demonstrações e exemplos.
Informações e explicações são recebidas e/ou anotadas por P
ou Ps,
P E R
Perguntar aos participantes
sobre dúvidas relacionadas
ao treinamento
O instrutor, após P ou Ps receber instruções para realização
de tarefas; após tarefas realizadas e após receber
explicações, pergunta a P ou Ps sobre dúvidas e/ou aspectos
relacionados à apresentação em público. Perguntas do
instrutor respondidas por P ou Ps.