Fundamentos Teóricos
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Parte 1: Princípios subjacentes ao processo de leitura: Marque Sim/Não
SIM NÃO
Ler é um processo interativo (relações leitor-texto-contexto).
Papel ativo do leitor no processo de negociação de sentidos.
Uso de diferentes estratégias (metacognitivas, cognitivas, afetivas e sociais)
Parte 2: Textos e aspectos textuais: Marque Sim/Não em relação aos aspectos abaixo
SIM NÃO
Diversidade de gêneros textuais com funções sociais variadas (artigos, biografias, perfis,
anúncios, reportagens, folhetos, receitas, contos, etc.)
Diversidade de contextos sociais (textos refletem aspectos de diferentes culturas).
Diversidade de temas (identidade, entretenimento, saúde, meio ambiente, tecnologia, etc.)
Adequação dos temas explorados ao público-alvo.
Diversidade de contextos sociais (textos refletem aspectos de diferentes culturas).
Textos são autênticos (não foram construídos especificamente para situação de
aprendizagem).
O Layout original do texto é mantido.
Créditos referentes à autoria, datas e números de páginas são fornecidos.
Parte 3: Atividades de compreensão: Marque Sim/Não em relação a estas características
SIM NÃO
O processo de compreensão envolve atividade de pré-leitura, de compreensão geral, de
pontos principais e de compreensão detalhada e atividades de pós-leitura.
Atividades de compreensão incentivam o uso de conhecimento anterior dos leitores
Diversidades de atividades de compreensão (ex: questões globais, subjetivas, etc.)
Habilidades diferentes são desenvolvidas no processo de compreensão.
Exploração de um tema específico sob diferentes perspectivas.
Incentivo ao aluno para trocar e/ou compartilhar pontos de vista em relação ao texto de leitura.
Exploração de aspectos relacionados à organização interna do texto (ex; número de
parágrafos, marcadores do discurso para articular idéias, tipos de seqüências lingüísticas –
descrição, narrativa, exposição, injunção, etc.).
Incentivo a resumos de informação lida em tabelas, esboços, mapas conceituais etc.
Reflexão sobre as condições de produção do texto de leitura nas atividades de pós-leitura.
Relacionamento das atividades de compreensão para outros aspectos de aprendizagem
(escrita, fala, compreensão oral).
Parte 4: Autonomia: Marque Sim/Não em relação às características listadas abaixo
SIM NÃO
O aluno-leitor é incentivado a assumir responsabilidades sobre o seu aprender (ex:
estabelecimento de objetivos e/ou propósitos para leitura, incentivo a tomada de decisões,
incentivo ao aprender a aprender etc.)
O aluno-leitor é incentivado a fazer uso de estratégias de leitura.
O aluno-leitor é incentivado a dar opiniões e/ou reagir a favor ou contra o que foi lido.
O aluno-leitor tem a oportunidade de conversar e/ou escrever sobre o seu progresso em
relação ao processo de compreender textos (auto-avaliações).
O aluno-leitor é incentivado a ler mais fora dos limites da sala de aula (leitura extensiva).
Sugestões de livros, revistas e sites são fornecidos para esse fim.
O aluno-leitor é incentivado a desenvolver projetos e/ou aprender mais a partir de leituras
feitas em sala.
Quadro 1.3 Critérios de avaliação de compreensão escrita (Dias, 2006)