Afetividade em sala de aula: um estudo com adolescentes da rede pública de ensino
89
GONÇALVES, M. de O. A alegria na escola: um estudo com adolescentes
paulistanos. 132f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
GULASSA, M.L.C.R. A constituição da pessoa: os processos grupais. In:
MAHONEY, A.A. e ALMEIDA, L.R. de. (orgs.). A constituição da pessoa na
proposta de Henri Wallon. São Paulo, Edições Loyola, 2004.
LEITE, S.A.S & TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: as condições
de ensino e a mediação do professor. In: AZZI e SADALLA (org). Psicologia e
formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo,
2002.
LIMA, C.A.R. Ser adolescente: o que alunos de 8ª série pensam sobre a
escola? 91f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação). Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
LIMONGELLI, A.M. de A. A constituição da pessoa: dimensão motora. In:
MAHONEY, A.A. e ALMEIDA, L.R. de. (orgs.). A constituição da pessoa na
proposta de Henri Wallon. São Paulo, Edições Loyola, 2004.
LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ,
2000.
MAHONEY, A.A E ALMEIDA, L.R. de. Afetividade e processo de ensino-
aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. São
Paulo. v. 20, 2005. Disponível em: http://scielo.bvs.org.br/scielo. Acesso em:
18/01/07.
________, A.A. e ALMEIDA, L.R. de. (orgs.). A constituição da pessoa na
proposta de Henri Wallon. São Paulo, Edições Loyola, 2004.
________, A.A. e ALMEIDA, L.R. de. (orgs.). Henri Wallon: Psicologia e
Educação. São Paulo, Edições Loyola, 2003, 3ª ed.
MAHONEY, A.A. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem.
In: MAHONEY, A.A. e ALMEIDA, L.R. de. (orgs.). A constituição da pessoa
na proposta de Henri Wallon. São Paulo, Edições Loyola, 2004.
MARIN, A..J. Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das
realidades escolares. Cadernos CEDES. Campinas. v. 19, nº 44, abril/1998.
Disponível em: http://scielo.bvs.org.br/scielo. Acesso em: 10/02/2007.
MAZZOTTI, A.J.A.. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação.
Cadernos de Pesquisa. São Paulo. nº 113, julho/2001, p. 39-50.
MUNHOZ, T.L.T. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo
com professores e bons alunos da 8ª série. 139f. Dissertação (Mestrado em