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professores com diferentes funções: 1) Nas Classes comuns, por meio do itinerante
abrangendo os professores da classe comum e da educação especial, para o atendimento às
NEE dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem; 2) nas salas de recursos
conduzidas por professores especializados que suplementam ou complementam o
atendimento educacional realizado em classes da rede regular de ensino infantil e ensino
fundamental .
De acordo com o Decreto Nº 8.477, de 23 de outubro de 2006, no Plano de Carreiras,
Cargos e Vencimentos do Quadro do Magistério do município de Araraquara, compete à
coordenadora-técnico-pedagógica no PEE:
Coordenar, implementar e avaliar no âmbito técnico os Programas
Educacionais sob sua responsabilidade, analisando as possibilidades de
intervenção educacional e pedagógica, de acordo com a base teórica e as
propostas do Plano Político do Governo Municipal, em consonância com as
experiências na literatura técnica ou em outras instancias e/ou municípios
propondo ações efetivas; coordenar ações de formação inicial e educação
continuada em serviço, garantindo oportunidades de qualificação
profissional dos servidores; elaborar, conhecer e responsabilizar-se
tecnicamente, intervindo na constante atualização e reformulação do Plano
de Educação do Município de Araraquara, em ação conjunta com os demais
coordenadores técnicos e equipe; oferecer apoio teórico e técnico contínuo
para a elaboração e efetivação do projeto político-pedagógico de cada
unidade, fornecendo suporte à prática pedagógica; subsidiar, participar da
discussão e da redação, coordenar e submeter à apreciação e aprovação, os
projetos especiais [...], definindo prioridades, metas e cronogramas para o
desenvolvimento dos mesmos; analisar e adequar continuadamente a relação
entre demanda e atendimento, esclarecendo duvidas, oferecendo
informações, intervindo pontualmente para a realização de praticas
adequadas e administrando ass relações interpessoais; medir a integração das
unidades componentes do Programa [...], assessorando-as, partindo de
reuniões administrativas e pedagógicas; elaborar relatórios e materiais de
apoio técnico, encaminhar documentos e solicitar recursos que garantam o
pleno funcionamento do programa em cada unidade; oferecer diagnósticos e
dados quantitativos e qualitativos atualizados [...], garantindo o acesso a
informações sobre o mesmo; estabelecer integração com outras Secretarias
da Prefeitura Municipal e com outros órgãos governamentais e não
governamentais. (ARARAQUARA, 2006)
E a Professora de educação especial
identificar as NEE para definir, implementar, liderar e apoiar a
implementação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular,
procedimentos didáticos e práticas de pedagógicas alternativas; manter sigilo
das informações contidas em anamneses e avaliações; atuar em equipe, com
profissionais e instituições, dando assistência e orientação aos professores de
classe comum e a equipe escolar nas práticas que são necessárias para
promover a inclusão dos alunos para orientação e supervisão pedagógica aos