COLOCARAM VÁRIOS TIPOS DE DOCES, BEM COMO UMA GARRAFA DO
MELHOR SAQUÊ E COPOS
. ROUPAS DE CAMA, BEM COMO DIVERSAS
IGUARIAS
, FORAM TRAZIDOS DE KYOTO, E NADA ME FALTA. ESQUEÇO
MINHA MISÉRIA E APRECIO PLENAMENTE ESSE BEM
-ESTAR SOSSEGADO.
Os papéis dentro do envelope, o envelope sobre o sofá.
Todo o trabalho de Haruki como desenhista e ilustrador de livros era
cuidadosamente transpassado por uma imagem, uma idéia, algo muito vago
chamado Brasil, meio amazônico, um tanto litorâneo, invadido por paisagens de
dentro e pela vontade de pegar com os olhos um chão que era vários, costurados
dentro de uma mesma fronteira, grupo de irmãos siameses unidos ora pela mão,
ora pelo estômago, ora por um fiozinho tênue de cabelo.
Em seu arsenal de metáforas visuais, Haruki pensava um Brasil de
jabuticaba e jaracatiá, babaçu, ingá-cipó e curiola, jatobás imensos, bichos,
rostos, rendas, cores, poluição industrial, cestos de capim dourado, crianças de
barriga inchada, carrancas do Velho Chico, bolas de meia, lajes e pipas, água de
rio, mulas-sem-cabeça, água de mangue, palafitas, água de mar, queimadas, bois
da cara preta, pampas, extração ilegal de madeira, bosques chamados solidão.
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