38
Tabela 3.2: Resultados obtidos entre os meninos bilíngües e monolíngües, no desempenho das habilidades em consciência
fonológica
TAREFA DE CF
MENINOS
BILÍNGÜES
MENINOS
MONOLÍNGÜES
Média
Desvio-
padrão
Média
Desvio-
padrão
p
T1_2 palavras (segmentação de frases em palavras) 8,608 2,444 8,052 2,344 0,3098
T1_3 palavras (segmentação de frases em palavras) 8,133 3,335 7,882 1,763 0,1225
T1_4 palavras (segmentação de frases em palavras) 8,200 3,189 7,529 1,841 0,0614
T1_5 palavras (segmentação de frases em palavras) 8,333 3,025 7,588 2,670 0,1964
T1_6 palavras (segmentação de frases em palavras) 8,083 2,968 7,117 2,869 0,3490
T1_7 palavras (segmentação de frases em palavras) 7,583 3,028 6,764 3,382 0,5880
T2 (realismo nominal) 8,956 1,223 9,210 1,272 0,3671
T3_dissílabos (dectecção de rima) 8,272 1,695 7,722 2,023 0,4038
T3_trissílabos (detecção de rima) 7,636 1,677 7,444 1,854 0,7723
T4_dissílabos (síntese silábica) 10 0 10 0 1,000
T4_trissílabos (síntese silábica) 10 0 10 0 1,000
T4_quadrissílabos (síntese silábica) 9,956 0,208 10 0 0,3634
T5_dissílabos (segmentação silábica) 9,869 0,457 9,789 0,535 0,5001
T5_trissílabos (segmentação silábica) 9,608 0,782 9,684 0,749 0,6700
T5_quadrissílabos (segmentação silábica) 9,347 1,112 9,526 1,218 0,4511
T6_inicial (detecção de sílabas) 8,590 1,893 8,444 1,976 0,7644
T6_final (detecção de sílabas) 7,954 2,214 7,722 2,270 0,7601
T6_medial (detecção de sílabas) 7,772 2,617 6,722 2,562 0,0922
T7_dissílabos (reversão silábica) 8,157 2,477 7,333 2,930 0,2264
T7_trissílabos (reversão silábica) 7,833 2,081 5,411 3,606 0,0702
T7_quadrissílabos (reversão silábica) 4,916 1,729 3,941 2,771 0,3473
T8_inicial (exclusão de fonemas) 9 1,758 6,882 3,497 0,0737
T8_final (exclusão de fonemas) 9,083 1,240 8,058 3,268 0,8853
T8_medial (exclusão de fonemas) 8,750 1,544 7,764 2,795 0,2976
T9_inicial (detecção de fonemas) 8,090 2,180 8,055 2,484 0,9552
T9_final (detecção de fonemas) 7,526 2,412 6,444 2,914 0,2014
T9_medial (detecção de fonemas) 6,766 3,121 6,117 2,869 0,3391
T10_3 fonemas (síntese fonêmica) 9,083 1,311 7,588 2,739 0,1008
T10_4 fonemas (síntese fonêmica) 8,500 1,678 7,941 2,304 0,3708
T10_5 fonemas (síntese fonêmica) 6,416 1,621 5,117 2,619 0,1366
T10_6 fonemas (síntese fonêmica) 6,166 1,114 4,588 2,980 0,1614
T11_3 fonemas (segmentação fonêmica) 9,333 0,984 7,470 2,874
0,0324*
T11_4 fonemas (segmentação fonêmica) 9,750 0,866 7,176 2,899
0,0010*
T11_5 fonemas (segmentação fonêmica) 9,583 1,164 6,058 3,268
0,0003*
T11_6 fonemas (segmentação fonêmica) 8,666 1,118 6 3,126
0,0466*
T11_7 fonemas (segmentação fonêmica) 8,888 1,833 5,600 2,458
0,0043*
T12_2 e 3 fonemas (reversão fonêmica) 6,416 2,353 4,823 3,0462 0,1594
* Valor estatisticamente significativo (Kruskal-Wallis com p=0,05)
A tabela 3.3 apresenta os resultados obtidos com os sujeitos do sexo feminino, e
mostra a superioridade das meninas bilíngües em praticamente todas as tarefas de CF quando
comparadas com seus pares monolíngües.