49
importante é que esses tipos de enriquecimento favorecem o pensamento criativo,
possibilitando a vivência de experiências diversificadas baseadas nos interesses e
necessidades de cada aluno em particular. Por isso, o PIT propõe e é imperativo que
as atividades estejam sempre de acordo com a dinâmica do processo de construção
de um novo conhecimento ou a criação de um produto.
Dessa forma, o PIT é um programa flexível, na medida em que organiza e
planeja suas atividades de acordo com os recursos disponíveis e as características
do contexto de seus respectivos protoganistas, criando sobretudo, um ambiente
desafiante conforme as habilidades e os interesse dos alunos. Os grupos de alunos
formados durante as atividades de enriquecimento são heterogêneos, com níveis de
escolaridade diferentes, mas partilham das mesmas áreas de interesse.
A partir das experiências pedagógicas vivenciadas no PIT, Fortes e Freitas
(2007) descreveram a opinião de alunos que participam do PIT, acerca das
atividades de enriquecimento proposta pelo programa. Assim, vale apresentar
algumas desses opiniões, o que vem a dar maior envergadura ao trabalho que está
sendo realizado pelo PIT:
Para Rodrigo
3
, “as atividades desenvolvidas no programa de
enriquecimento nos ajudam muito, porque nos encontros, nos interrogam
com questões que são importantes e fundamentais no nosso dia-a-dia, e,
além disso, nos ajudam a resolver problemas com muito mais criatividade”
(4ª série, 9 anos). A aluna
Patrícia participa do PIT desde 2003 e está
matriculada na 8ª serie do Ensino Fundamental. Para ela o
programa é
muito
importante ao seu desenvolvimento acadêmico, pois, “aprendi coisas
novas, como saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas e a ser ouvida,
expressando o que eu acho que é certo e o que não é, ou seja, penso que
hoje me posiciono de forma crítica na escola, em casa e até mesmo nas
discussões com minha turma de amigos. A cada ano, o PIT me proporciona
novas aprendizagens que são importantes para a minha vida cotidiana”.
Fabrício, 12 anos, freqüenta a 7ª série do Ensino Fundamental, afirma que o
PIT “me auxiliou a ter mais concentração nas aulas da escola, a ter mais
paciência com os colegas que possuem um ritmo de aprendizagem mais
lento que o meu, como também tem me ajudado a organizar meu
pensamento na hora de resolver as atividades, principalmente de história e
geografia, que são as disciplinas que possuo
maior dificuldade no colégio”.
Cássio, matriculado na 6ª série do Ensino Fundamental, gosta de participar
do programa de enriquecimento, porque “as atividades nos ensina a termos
mais atenção, concentração, reflexão e observação, além de em cada
encontro, termos oportunidade de realizar atividades que na escola, muitas
vezes não é possível, como por exemplo, teatro, pintura, além dos desafios
de matemática e dos passeios que realizamos de acordo com o que
estamos estudando no PIT. Eu adorei ir à Feira de Profissões, fiquei
encantado com o museu da PUC exposto num dos pavilhões da feira”.
3
Fortes e Freitas (2007) utilizaram nomes fictícios para preservar a identidade dos alunos.