Em pesquisas realizadas a partir da análise de dados de escrita de crianças
das séries iniciais, Zorzi (1998), Guimarães (2005), Garcia, Araújo e Miranda (2007)
mostram que o alto índice de erros relacionados à grafia do /s/ deve-se ao fato de,
além de haver muitas opções para a grafia, a freqüência de palavras com esse som
na língua portuguesa é bastante alta. Desse modo, nos dados de escrita desta
pesquisa também foi encontrado um grande número de erros decorrentes dessa
correspondência irregular, como mostra o quadro 19.
Quadro 19: Erros relacionados à grafia do /s/
Casos Erros encontrados
‘z’ fes (4), ves (8), felis, naris,
‘s’ cegurando, centiram, pençando, ce, anciosos,
cenão, converçam, conceguiram, ceu (seu), cempre,
cemanas, conceguir
‘c’ sercados, romanse, serejas, sedo, sereal,
sinquenta, persebeu, serto, cassique, acontesse (2),
persebe,
‘ç’ comessaram (2), almosso, prassa, onsa, dansando,
lossa, feitisso, golasso, comessar (4), alcansava,
balansar, linguissa, balansando, rassa, lensol,
‘ss’ dice (4), paçarinho, poço (posso), iço (3), pacear,
ingreço, paçar (5), paçaram (3), diceram,
imprecionada, acim (2), açou,
‘x’ Esplodir, macima, trouce (2), esperimentou,