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reconhecida como importante pelos três tutores, o Tutor C acrescenta um
elemento não mencionado pelos outros: a importância da afetividade para os
alunos que ele denomina “carentes”, ou seja, aqueles que não têm uma
“estrutura familiar boa por trás”, aspecto que havia sido exposto anteriormente.
O Tutor B descreve que a relação da aprendizagem com a afetividade
ocorre em três situações, são elas: por parte do professor, ao buscar
informações que enriqueçam seu aluno provavelmente esse professor tem
prazer em ver seu aluno aprender e isso o move no seu trabalho; e por parte
do aluno, ao buscar ajudar o colega, influenciando sua aprendizagem.
As opiniões dos alunos são apresentadas a seguir. Note-se, novamente,
que os alunos B e D manifestam-se como professores:
Eu acho que é muito importante. O aluno, ele tem muito mais
possibilidades de aprender, né? aquilo que realmente ele está tendo
interesse, né? [...] porque, às vezes, tu ensinas e eles não aprendem,
né? e hoje a gente tem, assim, convicto que eles, além de não
estarem motivados, eles são muito desinteressados, mal educados,
né? Então esta parte desse relacionamento afetivo professor-aluno é
de suma importância, porque eles têm que gostar do professor,
sentirem o professor como um amigo. A gente sabe, a gente também
gosta disso e isso é muito difícil hoje [...] Então esta parte afetiva é
muito importante: tu sentires, tu chegares perto do teu aluno, né?
para a aprendizagem dele. (Aluno B)
é essencial, sabe. O aluno, ele tem que gostar do professor, de
alguma maneira, ele gostar... Quando eu digo gostar, é esse
envolvimento afetivo, de alguma coisa que o professor falou e ele se
lembrou, de algo da vida dele, da casa dele, de alguém, de alguma
coisa importante para ele emocionalmente. (Aluno C)
Eu tenho uma amizade muito grande aqui com os meus alunos, então
tudo o que eu peço eles fazem. Até uma coisa que eu acho
importante: aqueles professores que não têm essa interação, essa
amizade, tudo que o professor faz eles levam à ponta de faca: o
professor fez isso, o professor fez aquilo. Eles acabam te
considerando um conselheiro deles. Então a minha relação afetiva
com eles é assim, é grande. [...] Eles podem até não gostarem da
matéria que eles estão vendo, mas se eles gostam do professor eles
acabam interagindo muito bem. [...] Então essa relação, com certeza,
influencia sim nas notas deles. (Aluno D)
eu acho que sempre tem que ter um ambiente bom para tu
aprenderes, teu ambiente tem que ser o melhor possível, porque
senão, tu não consegues aprender. [...] Aí tu tens uma dúvida; se não
tens relacionamento, tu não chegas e pergunta para a pessoa, tu vais
querer tentar resolver sozinho e, às vezes, tu demoras mais para
aprender tendo que resolver sozinho. E com tutor é a mesma coisa:
se tu não tens um bom relacionamento com ele, tu não queres
perguntar para ele, tu queres tentar resolver o problema individual, aí
ou tu não consegues, ou tu custa a responder, né? Às vezes no
trabalho tu queres uma dica ali, às vezes é um colega que te dá a
dica, ou o tutor de sala ou o tutor eletrônico. (Aluno A)