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cou com essas duas eu z um alerta que é muito subjetivo, eu concordo que é difícil de olhar
e entender, eu disse, ó gente, nós temos 2 lmes diferentes, uma mulher é acessível, se você
cruzar com ela na rua você vai passar batido, a outra imprime uma classe, uma elegância, a
mulher é mais sosticada, eu pra mim era nítido olhando as duas, pensem nisso, ta bom, ai c-
aram entre decidir entre os dois, ai eu recebi a informação que era a tal da mulher que não era
tão sosticada, ok, fui lá e z o lme, quando eu z o lme e apresentei, a cliente virou pra
mim e falou, nossa, agora eu to entendendo o que você tava falando, puta que pariu..
JVC: mas que nem, como você teve essa vivência de conhecer criação e depois ir pra direção,
você percebe que você apurou o seu olhar por trabalhar com linguagem visual?
JAILSON: Claro, pois é, só que isso às vezes, por isso que eu te falei, vai depender muito
da relação que você tem com o lugar, se o cara te ouve e cona em você, porque é um des-
gaste nas relações muito grande, porque assim, eu vou te dar o exemplo contrário, muita
gente em produção também pisou na bola, e não to dizendo que o diretor ta certo, só quero
equilibrar isso, às vezes o cara criou um puta roteiro, o diretor fez uma merda e ai a criação
vai se desgastando, e ai a criação vai se desgastando, e assim, porque tem de tudo, e isso
também imprime, e ai o que acontece, toda vez que você entra no meio de um processo, se o
cara não conar em você, a meu vai ser merda, você precisa fazer, não lma sem equilibrar
a expectativa, às vezes não dá porque tem prazo, tem uma puta correria, por exemplo, eu z
uma campanha pra Philips, pra Lintas, eram quatro lmes e tinha um prazo exíguo assim, ai a
criação sentou comigo, era assim, Ciro Pelicano, Ba Assunção, Mané Zanzota, era um timão,
ai senta, pá pá pá, o que da pra se ir produzindo, precisa assim assim, tá, e a gente ta pen-
sando nas piadas nais, porque tem uma piadinha, tal, a gente ainda não tem, mas isso dá pra
começar produzir, e ai pois cenário, produz e acha elenco e o caralho a 4, na última reunião
de produção, quando tava tudo denido, ai eles trouxeram os nais dos lmes, ai eles vira-
ram pra mim e falaram assim, ó, tem 4 piadinhas pra ganhar prêmio, vai ser do caralho, isso é
Festival de Cannes, num sei o que tal, legal, ai contaram a primeira, bateu um frio no coração,
falei, meu Deus do céu, eles tão brincando, bateu a segunda, é igual, a terceira, é igual, a
quarta, igual, falei caralho, não vejo graça nenhuma nisso, então, sabe o cara brincar com as-
sim, entra um, tudo se passava num restaurante de navio, ai chegava o comandante com uma
puta mulher gostosa, e dois caras falavam um pro outro assim, porra, comandante de avião
einh, ou seja, porque ta num navio, e a mulher é uma gostosa, e a frase comandante de avião é
uma coisa que a gente falava sempre né, sabe, ó o cara, um puta avião, ai eu olhei aquilo, era
de um mau gosto, ou seja, puta de um navio sosticado, o cenário e o caralho a 4, e ai como
é que eu vou dizer pros caras que a piada era ruim, porque assim, gosto pessoal, ainda mais
piada, e não tinha nenhuma inteligência, e com o prazo em cima da bucha, bom, pra gente que
vai lmar, é horroroso, porque você não acredita na piada, e você não tem alternativa, e você
nunca sabe qual é a cena boa, então você faz pra cá, faz pra lá, pega uma reação, um close, se
cobre, e foda-se porque não tem outro jeito...
JVC: Você acha que pra você que vai dirigir um lme, também você não sabe o que vai sair
direito depois, assim, durante o projeto também tem essa insegurança de falar poxa...
JAILSON: Tem, porque faz parte da experimentação, porque às eu dependo, às vezes já me
aconteceu o ator salvou o lme, falei, puta merda, esse é o caminho, já me aconteceu, o cara
teve uma sacada, fala puta merda que legal...
JVC: É porque quando você pega o roteiro e dai põe essa interpretação de direção de lme,
você fala assim, eu não sei se vai car bom, vou tentar por esse caminho, então você também
ta num caminho...
JAILSON: Sim, sim, porque às vezes não dá, porque assim, João, às vezes a gente já fez esse
lme, é um lme de margarina, um pai a mãe e duas crianças a empregada e um cachorro, a
gente já fez esse lme, agora às vezes você pega um roteiro, você fala caralho, por onde eu
começo?!?! E ai vai depender muito do seu empenho muito pra resolver. Eu já cheguei a fazer