crítica em que os alunos se vejam como seres sócio-históricos inseridos dentro de uma
atmosfera muito mais ampla e complexa. Assim, a relação dialética entre conhecimento de
mundo e conhecimento científico pode contribuir para que professores e alunos
desconstruam e desmistifiquem estereótipos preconceituosos que, geralmente, são
sustentados no senso comum e que alimentam análises superficiais sobre a questão da
diferença.
Excerto 8
131-Renan- Professor, às vezes a pessoa nem percebe, mas a forma mais indireta de
racismo que todo dia tá presente é na televisão, que nem, uma propaganda, uma
propaganda que envolve muitas pessoas, geralmente a maioria é tudo branca, e eles
colocam um ou dois negros só pra dizer assim “tem negro”.
132-A?- Porque é por lei...
133-Renan- (...), então às vezes o que é que acontece, eles coloca meio a meio pra falar
assim “tem negro”. Só que assim, mesmo que coloca os que seja negro, não coloca porque
eles querem, é também pra passar uma forma, só que é pejorativa, por exemplo, “tá vendo,
negro e branco”, só que assim, a pessoa colocou lá, não é pra mostrar a pessoa e o que ela
exerce, e sim pra dizer “tá vendo, eu cumpri minha lei, (...), ela tenta tirar essa forma
indireta de racismo só que ela vai acabar criando mais, porque assim, no meio de cinco,
ela coloca um, ou então (...), pra tentar quebrar tudo isso ela faz o contrário, coloca cinco
negros e um branco. Então assim, se você parar para pensar, ela pode tentar quebrar, só
que é pior, ela tenta ir aos poucos inserindo, “não, vamos fazer uma propaganda assim
onde tenha”, não que seja já pensando nisso, mas (...) que atinja a todos igualmente, mas
não (...), essa eu vou fazer com cinco brancos e um negro, essa com cinco negro e um
branco, porque acaba quebrando isso.
134-PF- Não, o Rafael, falando de propaganda, e falando de novela, por exemplo.
Quais são os papéis dos negros nas novelas, da Globo, por exemplo?
135-ALUNOS: empregada, baba, motorista, jardineiro...
136- Renan- (...) pra tirar esse racismo...esse racismo no meio do povo brasileiro, no
mundo inteiro, (...) fazer o seguinte, numa novela é obrigatório ter determinando tanto tal,
tem algumas novelas que eu até tipo, pego, essa novela tá sendo da hora porque eles tão
pegando preto, incentivando os negro a subir de cargo a partir do que tá assistindo
dissimula (...) isso aí pode ser só da cabeça, (...) preconceito de “ah, só o preto pode fazer
isso. Têm novelas que esculacham também, eu acho que só tomou um pouco de iniciativa,
deu empurrãozinho e já focalizou outros pontos.
137-A- Então, eu acho que (...) o governo, ele teve uma forma de racismo, porque se eu
puser um pouco de vagas dentro da universidade (...) eles tão colocando os negros como se
eles não fossem capazes de passar pela inteligência, porque na hora que (...), não tem nada
de pobre, é só pelo nome.
138-Maria- Falar uma coisa que ela tava falando, (...), na televisão, eu não lembro, que
falava assim, que Dom Pedro II, ele principalmente diz que os italianos viessem pra cá
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