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com incorreção foi: O coelho, a aranha e a pombinha estão no jardim. A
dificuldade residiu apenas na leitura das duas letras “a” juntas, na qual o
participante perguntou para a pesquisadora como leria os dois “a” juntos.
Destacamos que esta frase apresenta maior complexidade uma vez que possui
um sujeito composto e um advérbio.
Na leitura das frases o participante apresentou um desempenho
altamente satisfatório, uma vez que leu corretamente cinco frases, o que
representa 83% de acertos.
A seguir, na Tabela 6, apresentamos uma síntese do desempenho
dos sujeitos (em porcentagem de acertos) na leitura expressiva e escrita de
palavras, a partir dos diferentes testes realizados neste estudo (avaliação do
repertório prévio, testes de emergência de relações, testes de leitura
generalizada).
Tabela 6. Porcentagem de acertos nos diferentes testes realizados pelos
participantes
IAL-I EMERG. GENERALIZAÇÃO SPL. EMERG. 2a. GENERALIZAÇÃO SPL. GENERALIZAÇÃO CPX.
CD AE SPL CD AE CD CPX CD AE CD CD AE CD
SPL CPX SPL CPX BE CD PALAV. ANAG. FRASE CD PALAV. ANAG. FRASE PALAV. ANAG. FRASE
P1 14,2
0
0 0 100 100 83,3 100 16,0
...
66,6 93,3 0
... ... ...
P2 100 75 83,3 66,6 98,2 100 100 90,0 66,6 100 100 96,6 66,6
... ... ...
P3 100 100 83,3 33,3 98,5 100 86,6 90,0 33,0 100
... ... ... ... ... ...
P4 44,4 0 50,0 0 94,1 99,1 56,6 83,3 16,0 100 86,6 96,6 83,3
... ... ...
P5 88,8 83,3 16,6 0 100 100 80,0 93,0 66,0 100
... ... ...
89,4 63,0 83,0
A seguir, serão analisados os dados comparando o
desempenho antes do ensino e após o mesmo.
Pelo IAL-I, verificou-se que os sujeitos P1 e P4 apresentavam
dificuldade na leitura e escrita de palavras tanto compostas apenas por sílabas
simples quanto com palavras compostas por sílabas complexas. O treino das
relações permitiu a emergência tanto da relação CD (leitura), quanto da BE
(escrita). Saliente-se que no caso de P1, a emergência foi apenas com
palavras com sílabas simples, já que não participou do treino com palavras
contendo complexidades. Ambos também adquiriram leitura e escrita
generalizada de palavras, sendo que no caso de P4 a leitura apresentou menor
índice de acertos (56,6%) do que a escrita (83,3%). Destaque-se o fato de que