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O mapa do estado atual representa todas as atividades administrativas que
possuem algum fluxo de atividade, quer seja ele de materiais ou de informações. Como
mencionado anteriormente, deve ser gasto tempo necessário para a elaboração deste
mapa, dada a importância na identificação dos fluxos e dos desperdícios.
3.5.2 Alguns exemplos de aplicação do Lean Office.
Para Herzog (2003), os resultados obtidos pelas empresas que têm aplicado os
conceitos da Produção Enxuta, tanto no chão de fábrica, quanto dentro dos escritórios,
têm sido bastante satisfatórios. Na empresa americana Alcoa, maior produtora mundial
de alumínio, por exemplo, o sistema da Toyota, batizado internamente de Alcoa
Business System (ABS), vem sendo aplicado, e até o momento a empresa tem
apresentado grande evolução, com redução de estoques, mudanças de layout e
especificação minuciosa de tarefas. A Alcoa do Brasil também começa a ter bons casos
de processos administrativos aprimorados com o uso do ABS, sendo considerado o
exemplo mais adiantado do uso do modelo da Toyota em escritórios no mundo. Outro
caso de empresa, citado ainda por Herzog (2003), que tem empregado os conceitos lean
no ambiente administrativo é o da empresa Bosch. Com a aplicação do Mapeamento do
Fluxo de Valor, ficou clara a existência de inúmeras idas e vindas de informações entre
suas áreas envolvidas na cotação, vendas, engenharia, produção, compras, controladoria
e planejamento estratégico. Para contornar esse problema, foram aplicadas algumas
técnicas, como a redução no tempo de realização de atividades repetitivas através do uso
de um banco de dados, evitando o envolvimento desnecessário de diversas áreas e a
criação de célula de trabalho, tornando o fluxo contínuo e sem paradas. Com isso, foi
possível uma grande redução no tempo do processo, acelerando o retorno ao cliente.
Essa redução ocorreu também em outros processos dessa empresa, que em Campinas-
SP, já usou os conceitos da Produção Enxuta para promover melhorias em trinta e dois
processos administrativos. A figura 2 está apresentada a seguir para destacar um
exemplo de mapeamento de procedimentos administrativos. Este mapa é realizado no
departamento de atendimento ao consumidor de uma empresa de fornecedora de peças,
onde se processa os pedidos dos clientes. Esse mapa descreve a estrutura do
procedimento de atendimento, onde são apresentadas atividades, como a análise dos
pedidos, verificação de datas de recebimento etc. Esse mapa é um exemplo utilizado por
Tapping e Shuker (2003) para ilustrar a aplicação dos conceitos lean no escritório.