43
xVauxtubVcm *
*
2
φπ
=++
Em que:
Vcm+tub+Vaux = perda em volume dos cilindros mestre e auxiliar e da tubulação.
Com os dados em mãos utilizando a tabela contida na Figura 26 obtêm-se os
volumes deslocados de cada componente para cada valor de pressão que possa
estar na faixa de trabalho de um sistema de acionamento de embreagem.
Pressão
Sequencial
Volume
Deslocado
Cilindro
Mestre
Volume
Deslocado
CM + Tub.
Volume
Deslocado
TUBULAÇÃO
Volume
Deslocado
CM + Tub. + AUX
Volume
Deslocado
AUXILIAR
(medido) (medido) (calculado) (medido) (calculado)
[bar] [mm3] [mm3] [mm3/m] [mm3] [mm3]
5,54 651,91 1456,82 804,91 2108,73 752,73
5,55 700,00 1456,82 756,82 2156,81 800,82
5,56 700,00 1456,82 756,82 2156,81 800,82
5,57 700,00 1456,82 756,82 2156,81 800,82
5,58 700,00 1456,82 756,82 2156,81 800,82
5,59 695,82 1460,99 765,17 2156,81 796,64
5,6 695,82 1460,99 765,17 2156,81 796,64
5,61 695,82 1460,99 765,17 2156,81 796,64
Figura 26: Expansão volumétrica
Nesta tabela, os valores de pressão são fornecidos sequencialmente em um
intervalo de 0,01 bar. O programa se encarrega de buscar o valor de expansão
correspondente àquela pressão para cada componente ou trecho medido
experimentalmente
Os passos descritos a seguir ilustram quais são as medidas a serem tomadas
de modo que o sistema de acionamento atue corretamente até o fim da vida dos
componentes e que possa proporcionar maior durabilidade ao sistema. Alguns
problemas relacionados ao mau dimensionamento também são ilustrados.