SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................................................ 14
1.1 Justificativa......................................................................................................................................................18
1.2 Objetivos .........................................................................................................................................................19
1.2.1 Objetivo geral...............................................................................................................................................19
1.2.2 Objetivos específicos.................................................................................................................................... 19
2 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................................................................... 20
2.1 Estratégia: evolução e conceitos............................................................................................................20
2.2 Estratégias deliberadas e emergentes .....................................................................................................25
2.3 O ambiente e a formulação de estratégias ..............................................................................................29
2.3.1 Processo prescritivo ..........................................................................................................................29
2.3.2 Processo descritivo ...........................................................................................................................37
2.4 Empreendedorismo..............................................................................................................................41
2.4.1 Empreendedorismo e ambiente ..........................................................................................................41
2.4.2 Linha dos economistas ......................................................................................................................44
2.4.3 Linha dos comportamentalistas ..........................................................................................................47
3 METODOLOGIA ............................................................................................................................................ 51
3.1 Tipo de pesquisa..................................................................................................................................51
3.2 Categorias do estudo............................................................................................................................54
3.3 Coleta dos dados..................................................................................................................................55
3.4 Percurso teórico empírico da pesquisa ...................................................................................................56
3.5 Percurso metodológico da pesquisa.......................................................................................................57
3.6 Universo e amostra..............................................................................................................................59
3.7 Unidades de análise e unidades de observação .......................................................................................59
3.8 Locais dos casos..................................................................................................................................60
3.9 Limitações do método..........................................................................................................................60
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS................................................................................ 61
4.1 A indústria do vestuário .......................................................................................................................61
4.2 A indústria do vestuário no Brasil .........................................................................................................64
4.3 A indústria mineira do vestuário ...........................................................................................................67
4.4 O Pólo de Moda Barro Preto.................................................................................................................70
4.5 Os casos estudados ..............................................................................................................................77
4.6 Análise dos dados primários .................................................................................................................80
4.6.1 Mudanças no ambiente de atuação das empresas a partir dos anos de 1990 ............................................80
4.6.2 A percepção e o comportamento dos empreendedores em relação ao ambiente macro e operacional ........84
4.6.3 Estratégias deliberadas e emergentes das empresas ..............................................................................92
4.6.4 As estratégias das empresas do Pólo de Moda Barro Preto....................................................................95
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................................................... 104
5.1 Recomendações para as empresas entrevistadas e estudadas..................................................................109
5.2 Sugestões para novas pesquisas ..........................................................................................................110
REFERÊNCIAS ................................................................................................................................................ 111
APÊNDICE A .................................................................................................................................................... 116
APÊNDICE B .................................................................................................................................................... 117
ANEXO .............................................................................................................................................................. 118