LISTA DE SÍMBOLOS
ε = ângulo através do qual a linha evolvente e
desenrolada [rad]
β = ângulo de hélice [rad]
α = ângulo de pressão [rad]
θ = ângulo do raio vetor [mm]
Ψ = ângulo entre o vetor radial e a tangente a
curva evolvente [rad]
ε
β
= grau de recobrimento axial
ε
α
= grau de recobrimento radial
ε
γ
= grau de recobrimento total
ε
αn
= grau de recobrimento radial equivalente
ν
40
= viscosidade do óleo a 40°C [mm
2
/s]
β
a
= arco de acesso [rad]
β
b
= ângulo de hélice no círculo base [rad]
ρ
F
= raio de arredondamento [mm]
α
n
= ângulo de pressão na seção normal [rad]
β
r
= arco de recesso [rad]
α
wt
= ângulo de pressão de trabalho na seção
transversal [rad]
a = distância entre centros operacional [mm]
A = ponto primitivo
a
0
= distância entre centros teórica [mm]
b = largura do dente [mm]
B
f
= fator de correção no perfil – carregamento
dinâmico
B
K
= fator de correção para engrenagens com
correção
B
p
= fator de correção no perfil –
carregamento dinâmico
b
s
= espessura da alma da engrenagem [mm]
c’ = valor máximo da rigidez dos dentes
equivalentes no plano normal
c’
th
= valor teórico para o máximo valor de
rigidez
C
a
= recuo de cabeça [mm]
C
b
= “crowning” (abaulamento) do flanco [μm]
C
B
= fator de correção para o perfil de
referência
C
M
= fator de correção
C
R
= fator de correção para o corpo da
engrenagem
c
γ
= valor médio da rigidez total dos dentes no
plano transversal [N/(mm.μm)]
d = diâmetro primitivo [mm]
d
a
= diâmetro externo [mm]
d
an
= diâmetro externo equivalente da
engrenagem helicoidal [mm]
d
b
= diâmetro base [mm]
d
bn
= diâmetro base equivalente da
engrenagem helicoidal [mm]
d
en
= diâmetro para atuação da força [mm]
d
f
= diâmetro de raíz [mm]
d
i
= diâmetro interno [mm]
d
m
= diâmetro médio [mm]
d
n
= diâmetro equivalente da engrenagem
helicoidal [mm]
d
w
= diâmetro de contato [mm]
e
t
= vão do dente na seção transversal [mm]
F = força atauanteno dente de engrenagem
[N]
F
β
= desvio total da linha dos flancos [μm]
f
βf
= desvio de forma nas linhas dos flancos
[μm]
F
βy
= desvio nas linhas do flanco dos dentes
[μm]
F
a
= força axial no dente de engrenagem [N]
F
b
= força de flexão no dente helicoidal no
plano normal [N]
f
f
= desvio de forma do perfil [μm]
F
f
= desvio total do perfil [μm]
f
fα
= desvio efetivo do perfil após
assentamento [μm]
f
fαeff
= desvio efetivo do perfil após
assentamento [μm]
f
Hβ
= desvio angular das linhas dos flancos
[μm]
f
Hα
= desvio angular do perfil [μm]
f
i
’ = erro composto – flanco simples [μm]
F
i
’ = erro no rolamento – flanco simples [μm]
f
i
’’ = erro composto – flanco duplo [μm]
F
i
’’ = erro no rolamento – flanco duplo [μm]
f
ma
= variação de fabricação nas linhas do
flanco dos dentes [μm] = F
βx
f
p
= desvio individual do passo [μm]
F
p
= desvio total do passo [μm]
f
pe
= desvio do flanco após assentamento
[μm]
f
pe
= desvio do passo de engrenamento [μm]
f
peeff
= desvio efetivo do flanco após
assentamento [μm]
F
pz/8
= erro acumulativo do passo circular
sobre circunferência [μm]
F
r
= desvio radial (batimento) [μm]
F
R
= força radial no dente de engrenagem [N]
F
t
= força tangencial no dente de engrenagem
[N]
F
teq
= força tangencial equivalente [N]
f
u
= erro no passo dente a dente [μm]
h = altura total do dente [mm]
h
a
= adendo [mm]
h
aP
= altura da cabeça do perfil de referência
[mm]
h
f
= dedendo [mm]
h
Fe
= braço de alavanca de flexão [mm]
h
fp
= altura do pé do perfil de referência [mm]
u = relação de transmissão