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coletadas a partir de cada um destes indicadores. Já o segundo conceito
consiste em um relatório excepcional, ou seja, a habilidade de disponibilizar
para a gerência, caso desejado, apenas aqueles indicadores onde o
desempenho está significativamente diferente do resultado esperado. Desta
forma, o executivo pode, portanto possuir uma visão geral da empresa e/ou
atuar/focar apenas nas áreas divergentes do planejado. O terceiro conceito
provê basicamente o glamour dos resultados, também tangível de benefícios,
ou seja, disponibiliza as informações melhores, mais acessíveis e de melhor
flexibilidade de maneira clara, objetiva e com efeitos visuais, utilizando-se de
cores, gráficos e tecnologia para a obtenção dos resultados esperados. Esta
abordagem se por um lado apresenta-se de maneira útil, por outro lado possui
o grande inconveniente de destacar o aspecto financeiro, de interesse geral,
mas deixando de tratar outros aspectos relevantes. Além disso, há o risco das
empresas concentrarem-se na gestão dos indicadores como um fim, ao invés
de concentrarem-se na gestão dos negócios que os indicadores permitem
monitorar (LAURINDO, 2002).
Processo de Estudo Total: esta quarta abordagem baseia-se no
questionamento exaustivo aos executivos sobre suas reais necessidades de
informação, sendo os resultados posteriormente comparados com os sistemas
de informação existentes. Esta abordagem é um resultado de duas décadas de
processamento de dados durante o qual, sistemas simples foram
desenvolvidos para um uso em particular com relativa isolação entre eles e
não focando as necessárias informações gerenciais. Os objetivos deste
processo são desenvolver um entendimento total do negócio, das informações
necessárias para o gerenciamento do negócio e dos sistemas de informação
existente. A partir deste ponto, deve-se identificar as lacunas existentes entre
os atuais sistemas de informação, objetivando no desenvolvimento e
implementação um novo sistema que preencha as lacunas observadas e no
atendimento das necessidades gerenciais. Este processo de entendimento
total, se por um lado mostra-se benéfico, por outro lado despende muitos
recursos em termos de mão de obra e tempo para ser realizado, sendo que, ao
final, geralmente é difícil determinar o nível correto de agregação das