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DADOS DE IDENTIFICAÇÃO – MATÉRIA 5
Periódico: Revista Saúde! – Junho de 2003 – Edição 237 – 71 páginas.
Título: Isso é postura de criança?
Total de páginas: 3 páginas.
Localização: página 52.
Autora: Thais Szegö.
Descrição da matéria: Localizada na seção Sua família, a matéria afirma que a ioga deixou de ser privilégio de gente
grande, ganhando cada vez mais adeptos na infância. Como resultado, a meninada está cada vez menos dispersiva e
agitada. As imagens da matéria mostram crianças em posições de ioga, além dos desenhos dos bichinhos que
correspondem às posições. No final da matéria, o leitor é convidado a aprender mais sobre a história da ioga no site da
revista.
Fontes Unidades de análise Núcleos de sentido
Jornalista. (...) No meio da sala, o grupo de alunos está concentrado, com
olhos fechados e prestando atenção na respiração, enquanto
repete mântras em sânscrito. (...). Mas quem diria que, nessa
turma, existe quem mal tenha completado 3 anos? A ioga para
crianças não é uma novidade, mas é pouco difundida. Muitos
mestres reservam horários especiais para o público mirim, (...).
A aula é caracterizada de acordo
com sua cultura; Feita por
crianças; A ioga para crianças não
é novidade no Brasil, mas ainda é
pouco difundida; Falta incentivo.
Jornalista;
Professora
de ioga.
A dinâmica das aulas é parecida com a dos adultos. Ou seja, elas
(...) e, nesse tempo, praticam-se exercícios de respiração,
relaxamento e posturas – só que estas, muitas vezes, com a ajuda
de acessórios como almofadas. O que muda pra valer é a
linguagem (...). “As posturas da ioga são inspiradas na natureza,
então digo que eles vão fazer a cobra, o sapo ou a árvore”,
exemplifica (...). “Na hora do relaxamento conto histórias. Assim
consigo prender a atenção por mais tempo”, relata. “Mas é preciso
respeitar o humor da criança. Se ela não está com vontade de
ficar em uma posição naquele dia, não insisto.” Quem topa a
brincadeira, no entanto, só sai ganhando.
Os exercícios são adaptados para
as crianças, principalmente em
relação à linguagem utilizada, que
remete a elementos da natureza; A
professora respeita a
individualidade e o momento de
cada criança; Quem faz os
exercícios só tem a ganhar.
Jornalista;
Professora
de ioga.
Na Índia a ioga costuma fazer parte das aulas de Educação Física.
Todos garantem que a prática do sistema milenar indiano não tem
contra-indicação, mas não há um consenso sobre a idade mínima
para começar a prática da ioga. Muitos mestres falam em 5 anos,
outros aceitam crianças bem menores. Conforme o tempo vai
passando, claro, a forma de ensinar muda. “Com os alunos de 11
anos já dá para falar em anatomia”, diz a professora (...). Ela nota
que o desempenho na escola melhora bastante com a prática
regular. “Talvez porque ajude a desenvolver a concentração”, diz.
Além desse efeito notável, a meninada fica mais calma e também
passa a respirar melhor.
A ioga faz parte da Educação
Física na Índia; Não se vê contra-
indicações na prática milenar da
ioga, mesmo sem um consenso da
idade a se começar; Noções de
anatomia podem ser inseridas
conforme a idade; A prática regular
traz benefícios ao rendimento
escolar, possivelmente em razão
da melhora da concentração; É
boa para o comportamento infantil
e o funcionamento do organismo.
Jornalista;
Professora
de ioga e
empresária.
Consciência corporal. (...) só começou a dar aulas para crianças
há dois meses. É bem verdade que prefere ensinar os maiores de
7 anos, mas está adorando a experiência. “A gente observa que,
nesse período de tempo, eles já adquiriram muito mais
consciência corporal”, conta, animada.
A professora prefere ensinar ioga
aos mais velhos, mas está
gostando de ensinar às crianças; A
ioga proporciona uma maior
consciência corporal.
Jornalista;
Professora
de ioga.
Na opinião de (...), as posições ajudam a criança a perceber seus
limites, ao mesmo tempo que aumentam sua autoconfiança. Outro
enorme benefício é educar o corpo para ter uma boa postura – um
investimento e tanto para o futuro.
A ioga proporciona a percepção de
limites, aumento da autoconfiança
e educa para uma boa postura,
ótimo investimento para o futuro.
Jornalista;
Praticante
(Mãe, 5, F).
A (...), que (...), tem 5 anos e faz ioga há quatro meses. “Ela gosta
de mostrar as posturas em casa”, diverte-se (...).
A criança gosta de mostrar as
posturas em casa.
Jornalista;
Praticante
(Mãe, 5, F).
Os pais de (...) ensinam ioga. Foi natural para a menina começar a
ter aulas (...). “Por isso ela tem tanta energia”, acredita (...).
A criança começou a praticar ioga
por causa dos pais; Ela tem
energia por causa da ioga.
Jornalista;
Praticante
(Mãe, 3, F).
Pequena e decidida (...) viu uma aula de ioga na tevê e disse que
gostaria de aprender aquilo também. “Foi ótimo. Ela sofria de
bronquite e hoje está muito melhor”, nota (...).
A televisão influenciou a criança a
praticar ioga, que a fez melhorar da
bronquite.
Jornalista;
Professora
de ioga,
empresária e
praticante
(Mãe, 1, M).
Ioga no berço. Em (...), até recém-nascidos podem entrar na aula,
depois que uma das donas, a professora (...), iniciou uma
experiência bem-sucedida com seu filho (...), hoje com quase 1
ano. No começo, a mãe repete posturas segurando (...). Aos
poucos, vai induzindo seu corpinho (...). E, quando a criança já
engatinha, a presença materna é praticamente dispensada: por
imitação, o bebê encara exercícios leves. “A prática deixa a
criança sossegada, livre de cólicas e de gases”, garante (...). O
telefone da escola é (...).
Até recém-nascidos podem praticar
a ioga; A mãe ajuda a criança a
fazer os movimentos até quando
ela passa a engatinhar e a imitar
exercícios leves; O bebê, que
começou a prática por causa da
mãe, professora, deixou de ter
cólicas, gases e de chorar.