RESUMO
A presente pesquisa, ligada à linha de pesquisa “Práticas pedagógicas e suas relações com a
formação docente”, teve como objetivo descrever e analisar o desempenho e as formas de
solução de problemas matemáticos de estruturas aditivas de alunos do Ensino Fundamental,
tendo em vista suas relações com a leitura e interpretação dos mesmos, como forma de
identificar as relações matemáticas contidas nos problemas. Participaram desta pesquisa 40
alunos da 4ª série do Ensino Fundamental de Campo Grande/MS, sendo 20 de uma escola
municipal e 20 de uma escola particular. Os dados foram coletados mediante aplicação de uma
prova com seis problemas, baseados nos seis tipos de relações de base de estruturas aditivas,
descritas por G. Vergnaud. Os problemas foram organizados em três grupos, sendo um
problema (P2) para o segundo tipo de relação (transformação de estados); dois problemas (P3
e P4) para o terceiro tipo de relação (comparação de estados) e três problemas (P1, P5 e P6)
para o 4º tipo de relação (composição de duas transformações). Paralelamente à solução dos
problemas foram coletadas informações a respeito da leitura e interpretação dos mesmos. Os
resultados apontaram que: 1) na leitura dos problemas, os alunos decodificaram o texto dos
mesmos, porém, no geral, não conseguiram traduzir a interpretação dos problemas usando a
explanação verbal, o desenho e a sentença matemática; 2) os alunos interpretaram mais
facilmente os problemas de transformações de estados e composição de duas transformações,
evidenciado no seu desempenho, enquanto nos problemas de comparação de estados foi
registrado o mais baixo desempenho entre os seis problemas pesquisados; 3) quanto às formas
de soluções utilizadas, ficou evidenciado que os alunos conseguiram indicar facilmente as
operações dos problemas de transformações de estados e composição de transformações, em
que no próprio texto do problema havia um indício da operação, enquanto nos problemas de
comparação de estados os alunos apresentaram as maiores dificuldades para indicar as formas
de solução, o que indica uma leitura superficial, ou seja, cuja interpretação foi feita com base
em indícios textuais e no aspecto linear do enunciado dos textos. Os resultados foram
analisados conforme o referencial teórico sobre leitura e interpretação de textos, bem como da
teoria dos campos conceituais, apontando-se a importância de enfocar as questões da leitura de
textos no ensino de matemática, como forma de interpretar as relações de natureza matemática
veiculada nos mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura e interpretação, problemas de estrutura aditiva, ensino de
matemática.
6