eram os mesmos? Aí, enquanto Dr. Anísio tava lá em cima não houve problema. Dr.
Anísio era muito interessante porque ele dizia, por exemplo, na Guatemala quando você
entra, você de vez em quando encontra assim reproduções de quadros célebres, etc. Então
justamente tinha lá uma verba e ele disse o seguinte: nós temos que habituar as crianças
com as coisas belas. Então deu aquele negócio também que a escola tava em branco né?
Então puseram justamente os grandes pintores, etc. O pessoal ia assim que... quando saía da
escada e assim por diante. Inclusive havia traças de vez em quando. Quando o professor
quis fazer a... como é que se chama?... a biblioteca! A biblioteca era assim relativamente
pequena, aí Dr. Anísio disse: precisa fazer uma verba pra ter bastante livros pras crianças.
Então disseram a ele: não vai ter espaço pra eles pegarem. Ele disse: faz num canto do
refeitório. Saiu dali na visita e tudo mais. Aí, nós, as débeis mentais, dissemos pra ele: mas
os livros vão sumir! Ele disse: não, não. Não vão sumir não! Mas se sumir, uma criança tá
querendo um livro. Quer dizer, então ele era aberto né? Ele visitava muito a Escola
Guatemala, as crianças gostavam dele. Agora o CBPE por exemplo, havia muita coisa,
muitas outras coisas. Não era só a DAM. Nós estávamos lá em cima, mas tinha uma
quantidade de coisas, etc, do INEP. Inclusive no 2° andar tinha a biblioteca do INEP que é
uma maravilha. Era... parece que foi pra Brasília. Metade dela ficou aqui no Rio, ela fica
na UFRJ, parte dela ficou lá. Lá tem uma biblioteca separada chamada Espaço Anísio
Teixeira que ficou com parte do acervo do INEP e do CBPE. E a outra parte foi pra
Brasília, ficou no INEP lá mesmo em Brasília. Sei. Eles dividiram, o que é uma pena
né? É, exato. Dividir um acervo, você perde muita coisa. É, exato. Então tinha aquela
seção das revistas, que o pessoal recebia as revistas, estudavam aquilo... Eles faziam a
propaganda.... propaganda não, divulgação! De certas coisas. Tinha um série de coisas. E
tinha o grupo, como é que se chama? Estudos Sociais do Darcy Ribeiro. Da Divisão? Sim,
exato.
Em relação às publicações do INEP, como é que elas se processavam? A senhora sabe
alguma coisa, porque por exemplo a Escola Guatemala teve 2 publicações que foi
Ensinando Matemática à Criança e o guia de Estudos Sociais que foram experiências
que ocorreram na escola e viraram livro né? Como é que foi essa passagem para o
livro?
Era todo o problema da DAM, quer dizer, idéias do Dr. Anísio, etc. Antigamente havia os
Guias de Ensino, que são muito bons, também dessa época de 30. Da Instrução Pública
né? Isso, de 30, etc. É de 35 né? Eles são de 35. É. Eu sei então que havia essas coisas
todas, Dr. Anísio tinha sempre a preocupação de que houvesse justamente o material para
que as pessoas.... ensinassem melhor e todas essas coisas. Pudessem consultar? É,
consultar e... não! Assim ver como eles assim exatamente o que se deveria fazer, etc,
porque tinha umas verdadeiras receitas de vez em quando. Então era um desejo dele. Então
ele também fez isso por intermédio da DAM, então era nessa base assim viu? E Teve
alguma dificuldade na hora da publicação desse material? Olha.... Bem, houve umas
coisas né? O Lacerda deixou um tempo imenso, como é que chama? Não deixou circular
Estudos Sociais porque ele tinha mania que Dr. Anísio era comunista. Dr. Anísio não tem
nada de comunista, tanto que ele entrava nos Estados Unidos a vontade, etc. Uma vez D.
Juracy me contou,e disse até o nome do fulano que eu não me lembro, o fulano trabalhou
lá, um subalterno né? Então houve uma verba para ele escolher uns certos livros e ele achou
que tava tudo assim muito na base da democracia etc, e achou que não era justo, que as
pessoas tinham que... foi no colégio secundário aquele negócio todo. Aí comprou uns livros