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Tereza de Ávila
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, as palavras como ‘transportada’, ‘perdida’, aprisionada por um ‘rapto’
fazem aparecer Deus como um Ser supremo que está para além da função fálica,
portanto, no Real, o mesmo acontecendo com uma mulher.
Se uma mulher, em relação à função fálica, busca um parceiro do lado do falo,
no lado masculino da tábua da sexuação, no lado do S(A/), do gozo do Outro, ela
buscaria um parceiro que esteja para além da função fálica e esse parceiro seria Deus.
Ainda há muito que se pesquisar sobre a relação de uma mulher com Deus.
Lacan deixa algumas dicas nos Seminários subseqüentes ao Seminário 20. Por
exemplo, no Seminário 23, O Sinthoma, ele fala que “A-mulher da qual se trata é um
outro nome de Deus, e é por isso que, como eu disse muitas vezes, ela não existe.”
(LACAN, 2007, p. 14). Mas, é numa passagem do Seminário 22, RSI, que ele aponta
para algo novo. Lá ele diz que Deus é a mulher tornada toda (Dieu est la femme rendue
tout), com se pode ler na passagem abaixo em francês.
Je n’insiste pas et je poursuis ce qu’il en est du Nom du Père, pou le ramener à
son prototype et dire que Dieu, Dieu dan l’élaboration que nous onnons à ce
Symbolique, à cet Imaginaire et à ce Réel, Dieu est la femme rendue toute. Je
vous l’ai dit : elle n’est pas-toute. Au cas où elle ex-sisterait d’un discours que
ne serait pas de semblant, nous aurions cet que je vous ai noté autrefois,
, le Dieu de la castration. C’est um voeu, un voeu qui viente de
l’Homme, avec un grand h, un qu’il ex-siste des femmes qui ordonneraiente la
castration. L’ennui c’est que íl y en a pas, que conformément à ce que j’ai écrit
dans une première formulation x (1) que était corrélative de la pas-toute, x(2) il
n’ex-siste pas la femme, je l’ai dit. Mais le fait qu’il n’ex-siste pas la femme, la
femme toute n’implique pas, contrairement à le logique aristotélicienne qu’il y
en ait qui ordonne la castration. (LACAN, 11/03/1975/ inédito).
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Santa Tereza d’Ávila (1515 – 1582) tinha como maior desejo ser freira. Ao longo de sua vida, fundou
vários conventos e seus livros mais famosos são: ‘O Caminho da Perfeição’ e ‘Castelo Interior’. Ela é
reverenciada como uma grande mística.
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Eu não insisto e prossigo no que diz do Nome-do-Pai, para trazê-lo ao seu protótipo e dizer que Deus,
Deus na elaboração que damos a esse Simbólico, a esse Imaginário e a esse Real, Deus é a mulher
tornada toda. Eu lhes disse isso: ela não é não-toda. No caso em que ela ex-sistisse por um discurso que
não seria semblant, teríamos esse que eu fiz anotação em outro tempo
,
o Deus da
castração. É um voto, um voto que vem do Homem, com um grande H, um voto que ex-sistam mulheres
que ordenariam a castração. O aborrecimento é que não há. E conforme ao que eu escrevi numa
primeira formulação x (1) que era correlativa da não-toda, x(2) não ex-siste a mulher, eu o disse. Mas o
fato de que não ex-siste a mulher, a mulher toda não implica, contrariamente à lógica aristotélica, que
haja quem ordene a castração. (LACAN, 11 de Março, 1975/ inédito).