128
“Guardamos o velho vinco, o velho hábito, a antiga mazela e eis
que ressurge ela agora na lei básica da educação nacional. Vale a
pena rápida reconstituição histórica, para marcar a forma com que a
velha deformação nacional vem repontar no quadro o sistema
público de educação brasileira. (...) Todos sabemos - salienta - com
que resistência o Estado, no Brasil, vem cumprindo a obrigação
constitucional de ministrar a Educação. Na Monarquia, podemos
dizer que não passamos da ação acidental de criar e manter alguns
Institutos de Educação, com o caráter que se poderia chamar de
‘exemplar’. Ao Estado, cabia a ação de estímulo, no máximo de
organizar as instituições ‘modelo’, ‘padrão’. Com a República,
tivemos modesta exaltação da consciência pública e lançamos as
bases de um sistema dual de educação: a escola primária e
profissional para o povo, a escola secundária e superior para a
elite”.
177
Anísio publicou vários artigos e concedeu diversas entrevistas sobre a
importância da nova legislação, condenando o substitutivo Lacerda e buscando o apoio
da opinião pública para o projeto do MEC.
178
Ao defender o projeto de Lei enviado pelo
Ministério como expressão dos ideais de um Estado Moderno, polarizou as discussões
em torno da escola pública identificando-as com os debates gerais sobre os desafios do
país em vias de modernização. Aproximando-se da atmosfera intelectual dos anos 50,
onde as matrizes dualistas foram a base das leituras sobre as condições sociais do Brasil,
177
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Corrigindo uma omissão: o projeto de diretrizes cria educação unificada.
Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 14 abr. 1960.
178
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Projeto de Diretrizes e Bases colocou de lado o papel da escola pública.
Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 19 abr. 1960. ________. Projeto deixou de lado papel relevante da
escola pública. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 20 abr. 1960. __________. Diretrizes e bases: projeto
não define a função precípua da escola pública. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 23 abr. 1960.
_________. O destino da escola pública é formar a consciência da nação. Diário de Notícias. Rio de
Janeiro, 24 abr. 1960. _________. Desvio de recursos para a escola particular vem retardar
democratização. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 30 abr. 1960. DIDONET NETO, João. Ajuda oficial
às escolas particulares. Jornal do Dia. Porto Alegre, 18 mar.1960. FOLHA DE SÃO PAULO. A escola
pública promove a igualdade social: a escola privada estimula a discriminação. Folha de São Paulo. São
Paulo, 20 fev. 1960. JORNAL DA BAHIA. Anísio Teixeira: não sou contra subvenção às escolas
particulares. Jornal da Bahia. Rio de Janeiro, 18 dez. 1960. TEIXEIRA, Anísio. A educação particular
jamais se caracterizou como sistema renovador. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 22 abr. 1960.
TEIXEIRA, Anísio. Escola particular e escola pública: discriminação social versos integração social. A
Tribuna. Santos, 26 mar. 1960. TEIXEIRA, Anísio. O estado pode tolerar mas não subvencionar a
educação particular. Diário Popular. São Paulo, 10 mar. 1960. ÚLTIMA HORA. Educação pública deve
ser ampliada até o secundário. Última Hora. Rio de Janeiro, 23 jan. 1960.