A formação acadêmica do enfermeiro para o SUS na percepção de docentes e discentes da Faculdade de
Enfermagem/UERN
178 8 as habilidades que a #gente precisa ter e retomar os conhecimentos
que a #gente #teve #aqui na #universidade, e #fazer ter conhecimentos novos,
#no #sentido que algumas informacoes nao #foram dadas,
198 8 #esta associando disciplinas que envolvam a #assistencia basica,
outras disciplinas que envolvam media_complexidade, #porque acontece como
#esta acontecendo #no #curriculo #aqui, de repente #ve reproducao, #primeiro
#ve reproducao humana, #depois nao,
7 7 a pretensao #da #gente nao e segmentar o individuo em saberes, a
#gente percebe que o atual #curriculo, tem essa #enfase voltada pra, #esta
#sendo #muito voltada pra atencao_primaria, mas a #gente tem essa intencao
#agora #fazer,
129 7 na #sala_de_aula #ate posso trabalhar #aquilo que como sei #fazer e
como e para ser feito, quando chego #no #hospital e #diferente, a #gente #vai
ensina, e uma estrutura independente, que nao e #universidade, a #gente tanto
trabalha #no privado,
138 7 e ai se interessa mais pela parte clinica #mesmo, mas que #no
#hospital #tambem #esta #trabalhando principios do sistema_unico_de_saude
#aonde #chega.
4 6 acho que ha uma certa direcionalidade nesse #sentido e e isso que a
#gente, que estamos percebendo essas #discussoes #feitas nesse seminario que
#esta acontecendo e e essa necessidade que a #gente #esta sentindo,
ANÁLISE LÉXICA PELO ALCESTE
PLANO DE ANÁLISE SUS ENF. 2007
UCE’s da CLASSE 5
Clé sélectionnée : E
18 45 #vinculo e #ter #responsabilizacao #pela #saude do #usuario ao
#qual #atende.
10 33 a #concepcao de #saude que o sistema_unico_de_saude traz desse #ser
#enquanto #sujeito que e cuidado #pela #enfermagem, #enquanto um #ser
integral, um #ser que nao #deve #ser dividido, em biologico, em #social,
211 30 a questao integralidade, equidade, por exemplo, enfermeira,
#enquanto #responsavel pelo #processo de #formacao dos #trabalhadores de
#enfermagem, participante das #politicas de #saude, membros de #equipe,
#grupo coletivo, #responsavel #pela transformacao da #realidade #social,
precisa #compreender producao dos servicos de #saude, a-partir-dessa
#compreensao producao dos servicos de #saude,
11 25 e um #ser completo e tem sua #saude determinada por varias
dimensoes #social, economica, #politica. tendo essa #concepcao do
sistema_unico_de_saude, faz parte do arcabouco teorico do fundamento do
sistema_unico_de_saude, #acredito que #tenha como #necessidade primordial
#conhece la e a-partir-dai, #ter #habilidades pra colocar em pratica,
9 22 #acredito que primeiro #deva #ter, #deva pelo menos #conhecer,
#deve #conhecer, #deve #compreender, essa #nova #concepcao de #saude, o que e
o sistema_unico_de_saude, #qual a #concepcao de #saude, acho que isso e
primordial,
210 19 que foi custeado #pela #populacao, essa #formacao teve custeio, a
#populacao pagou isso, entao #deve, tem #dever com a #populacao. e a-partir-
dessa #compreensao precisa #conhecer o sistema_unico_de_saude, #compreender o
sistema_unico_de_saude #enquanto #politica #publica e #entender que a pratica
profissional tem que #estar pautada naqueles principios do
sistema_unico_de_saude,
91 18 a #formacao precisa #estar centrada na promocao e na prevencao,
precisa #ser #formacao humanistica, precisa #ter conhecimento e #habilidades
para trabalhar com #comunidade, precisa #ser #sujeito #critico, reflexivo que
#seja #capaz de produzir #novas formas de interacoes com a #sociedade, que
#seja #capaz de aproximar o saber da #comunidade com o saber academico.
16 17 e em terceiro, creio que #deva #sempre e como #toda #profissao
#saude, na verdade como #toda e #qualquer #profissao, nao #so na #saude, mas
#deva #ter a intencao de se fazer #vinculo, #vinculo e #ter
#responsabilizacao em #relacao aos #usuarios do #qual cuida,
101 17 #habilidades, a gente partindo da #compreensao construcao do
sistema_unico_de_saude, a gente #compreende que necessita do #enfermeiro
#critico e reflexivo para #estar intervindo na producao dos servicos de
#saude.