Titãs, do Lobão, ou de quem quer que seja – e, antes de ir
para o colégio, ele vai ouvir aquela múcica, vai pensar na
vida, no país, no governo, na situação caótica, em ecologia,
em crimes, medos, angústias, felicidade. É legal você ter
uma trilha sonora. (Assad, 2000, p. 130)
O indivíduo e a identidade construída nesse estágio da modernidade,
numa imbricação inexorável, possibilitam analisar a obra de Renato Russo
como manifestação, ainda que inconclusa, de anseios e frustações da geração
dos anos oitenta. Renato Russo foi intelectual, ativista político, homossexual
declarado
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, temperamental e contraditório para alguns. Numa autodefinição,
em 1982, Russo assim se declarou:
Teve a idéia de formar o Aborto Elétrico, que JAERA.
Acabou, fim, adeus, good-bye. Continuou escrevendo e
cantando músicas para quem quisesse ouvir. Sabe de cor
mais de 42 músicas dos Beatles (o que não é um grande
feito) e é fã incondicional dos Vigaristas de Istambul (a
banda mais honesta a aparecer e, depois, desaparecer).
Escreve uma peça de teatro, é professor. ‘Todos os
professores e professoras, sejam bem-vindos!’. Não gosta
de dentista, filas de espera, música de elevador, nem de
gente falsa e/ou sem criatividade. Gosta muito de cinema e
está atualmente preocupado com boatos de que a Terceira
Guerra pode começar antes que ele cumpra a promessa de
ir a Mogi das Cruzes para se encontrar com seres
extraterrestres. Como todo ser humano, é falso em casos
de emergência, e todos sabem que não é nem um pouco
criativo. Ninguém sabe, mas foi ele quem matou Sid Vicious
em 1432 a.C. [Trecho de um texto escrito por ele para
registrar os primeiros passos da Legião Urbana] (Assad,
2000, 215-216)
A ironia e o escárnio no trato a algumas questões que envolvem sua
geração, tanto no cotidiano quanto na perspectiva sócio-política, foi uma marca
nas composições de Russo. Nesse sentido, sua obra é marcada pela
fragmentação incrustada na identidade do indivíduo das últimas décadas do
século XX. “Um indivíduo simultaneamente uno e múltiplo, e que, por sua
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Renato Russo lançou um disco em solidariedade à causa homossexual – The Stonewal Celebration-,
num contexto de disseminação da AIDS. Nessa pesquisa não houve a exposição do envolvimento de
Russo com essa problemática, pois não há, nesse trabalho dissertativo, a intenção de fazer um busca
biográfica de Renato Russo, ainda que seja inevitável uma vinculação entre suas composições e sua vida,
contudo, nosso objetivo é tomar as letras por objeto de análise.