ix
Figura 2.13 Curvas do módulo dinâmico (G
ω,θ) e do fator de amortecimento (δGω,θ)
da borracha butírica polivinil plasticizada em função da freqüência…..31
Figura 3.1 Gráfico de rigidez dinâmica da bucha hidráulica.....................................35
Figura 3.2 Gráfico de ângulo de perda da bucha hidráulica.....................................36
Figura 3.3 Bucha convencional em corte..................................................................36
Figura 3.4 Projeto da bucha elastomérica.................................................................38
Figura 3.5 Desenho da bucha elastomérica..............................................................38
Figura 3.6 Posicionamento contraposto das metades da nova bucha......................40
Figura 3.7 Montagem da bandeja inferior da suspensão..........................................40
Figura 3.8 Corte A-A: Montagens das buchas elastoméricas (A) e hidráulica (B) no
suporte………….......................................................................................41
Figura 4.1 Desenho esquemático do equipamento de ensaio de tensão x
deformação.......................................................................................45
Figura 4.2 Equipamento de ensaio tensão x deformação.........................................45
Figura 4.3 Curva tensão x deformação para a carga F1...........................................46
Figura 4.4 Curva tensão x deformação para a carga F2...........................................46
Figura 4.5 Desenho esquemático do equipamento de ensaio dinâmico...................47
Figura 4.6 Posição do componente e aplicação da carga no ensaio
laboratorial...............................................................................................48
Figura 4.7 Gráfico de rigidez dinâmica da bucha convencional................................48
Figura 4.8 Gráfico de ângulo de perda da bucha convencional................................49
Figura 4.9 Gráfico de ângulo de perda comparando as buchas convencional e
hidráulica..................................................................................................49
Figura 4.10 Gráfico de rigidez dinâmica comparando as buchas elastoméricas e
hidráulica................................................................................................50
Figura 4.11 Esquema para ensaios dinâmico e estático...........................................51
Figura 4.12 Equipamento de ensaio de fadiga..........................................................52
Figura 4.13 Monitores do ensaio de fadiga...............................................................52
Figura 4.14 Indicação da posição do acelerômetro no volante.................................57
Figura 4.15 Resultado comparativo do teste de vibração sem desbalanceamento..58
Figura 4.16 Resultado comparativo do teste de vibração com 10 gramas de
desbalanceamento.................................................................................58
Figura 4.17 Resultado comparativo do teste de vibração com 20 gramas de
desbalanceamento.................................................................................59