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Segundo Gravina (1998), a aprendizagem depende de: experimentar,
interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar, demonstrar a ação de
‘fazer Matemática’. O aluno tem o papel ativo mediante a maneira da apresentação
do conhecimento. O aluno tem dificuldades com essas formas, pois são exigidas a
memorização e a repetição dos conhecimentos matemáticos.
Já Ferreira (2004), coloca que no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, a
Matemática é considerada uma disciplina que apresenta dificuldades de
aprendizagem. No ensino tradicional, o conteúdo é colocado no quadro para depois
repassar aos alunos, a assimilação é feita por meio de exemplos resolvidos, isso
limita o aluno, pois ele acaba apenas reproduzindo o que foi apresentado. Enquanto
as propostas forem semelhantes às apresentadas no quadro, eles conseguem
resolver sem maiores problemas, mas quando a proposta é diferente dos exemplos
e exige mais criatividade e raciocínio aí surgem às dificuldades. O aluno tem
dificuldade de interpretação e manipulação de situações-problema.
A implantação da informática na educação basicamente é composta de:
computador, software educacional, professor capacitado a usar o computador como
ferramenta educacional e o aluno, de acordo com os autores Valente (1993),
Gravina (1998), Gladchef (1999). O papel do professor é muito importante na
avaliação de software, procurando aspectos positivos para ser utilizado em sala de
aula, sempre com o intuito de ampliar a inteligência do aluno. O uso do software
auxilia na descoberta de relações, quanto exige do aluno pensar de uma forma
lúdica e sem pressão (cobrança).
Segundo Gladcheff (1999), a vantagem no uso do computador é que dá um
feedback em tempo real ao aluno, tanto visual como auditivo, com isso, o aluno
aprende a fazer pesquisa.
O questionário (Anexo 8) foi respondido pelos professores. Foi perguntado
sobre a facilidade no entendimento, de manuseio, se a linguagem foi adequada, se a
interface foi agradável e atrativa, se o software respondeu em tempo real, se foi
adequado ao currículo escolar, se o “Ajuda” foi de fácil entendimento, se o software
estimulou o desenvolvimento do raciocínio matemático e por fim se software ajudou
na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Para essas perguntas, os professores
tinham que responder “Sim”, “Não” ou “Em parte”.
O professor da Escola 2 respondeu SIM para as perguntas: sobre a
facilidade no entendimento, de manuseio, se a linguagem foi adequada, se a