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seria de muita valia no meu desempenho profissional e percebendo o quão valioso
seria para o meu crescimento teórico-prático, convidei a professora pesquisadora deste
trabalho para desenvolver esta pesquisa em minha escola e o que era mais importante,
nas minhas aulas de inglês. Desta forma, após gravar as minhas aulas em uma das
séries do EJA, a professora pesquisadora pôde perceber como as aulas de inglês eram
conduzidas e, assim, promover uma discussão colaborativa no sentido de situá-las,
analisá-las e dar sugestões para uma nova estruturação. Nesse momento, percebi que
juntas, poderíamos direcionar o trabalho em outro campo metodológico. Dessa forma,
a professora pesquisadora passou a exercer o papel de colaboradora ativa desta nova
concepção de trabalho com músicas de língua estrangeira, e eu como participante,
situava-me em um contexto que precisava de um eixo norteador para empreender
novas situações de trabalho em sala de aula. Nesse processo, passamos a discutir
formas de trabalho, concepções renovadoras para o ensino de música, tendo como foco
principal, os aspectos metodológicos necessários à condução dessas aulas.
Durante todo o trajeto desta pesquisa, em nossas conversas e nas sessões
reflexivas, acredito que houve um ganho muito grande, pois comecei a enxergar minha
prática e a questioná-la. Numa das sessões reflexivas, a professora pesquisadora me
sugeriu algumas escolhas musicais que poderiam ser trabalhadas, bem como a
metodologia que poderia nortear esse trabalho. Nesse momento, percebi que poderia
desenvolver uma aula de língua inglesa, estabelecendo relações da temática da música
em língua materna, já que os alunos demonstravam tantas dificuldades na apropriação
dessa nova língua. Essas conexões fizeram com que os alunos situassem o significado
da música com os seus conhecimentos anteriores, facilitando também, o aprendizado
da língua inglesa, numa concepção crítica e de formação cidadã.
Desta maneira, pude perceber que as experiências da professora pesquisadora, em
face do seu trabalho mediador do conhecimento no trato com a música, me fez ver e
conceber uma nova maneira de conduzir as aulas de língua inglesa, gerando momentos
interativos de crescimento e aprendizagem, designando o foco do trabalho em um
contexto significante para o aluno, propiciando assim, momentos de trocas relevantes,
valorização da aprendizagem num contexto histórico e político de linguagem em um
sistema mediador em que as idéias ganharam um papel principal no modo de significar
o mundo.
Nesta acepção, passamos a ter grandes momentos de troca e crescimento e todos os
participantes: professora pesquisadora, professora participante e alunos envolvidos, se
desenvolveram com múltiplas possibilidades de ensino-aprendizagem.
Considerações Finais – Pesquisadora
Passo a apresentar minhas considerações acerca do desenvolvimento deste
trabalho. O objetivo do presente estudo foi discutir, sob uma perspectiva crítica, as
transformações pelas quais pesquisadora e professora de inglês passaram durante o