Dentre os erros encontrados, podemos ressaltar P13 e P14 que mais uma
vez responderam inadvertidamente: qualquer valor e infinitos respectivamente.
Para uma das respostas erradas apontadas neste item, optamos por
mostrar seu erro cometido, visto que o mesmo nos deixou clara a confusão
enfrentada nesta questão, respondendo: “infinitos valores, ou seja, pensando bem
nenhum valor, pois a identidade não é verdadeira para todo x”.
Este protocolo mostra um conflito quanto à categorização da variável, como
número genérico ou termo desconhecido.
Na questão 3, foram apresentadas quatro equações e desta vez, foram
solicitadas suas soluções. Nesse sentido, as variáveis em todos os itens
assumem o papel de termo desconhecido. Aqui, o índice de acertos foi bastante
elevado, com exceção dos itens 3b e 3d, nos quais os erros concentraram-se
notadamente quanto à manipulação algébrica. Procuramos, nesta questão, avaliar
as questões propostas ainda segundo a interpretação das variáveis.
Em 3a, fora solicitado para a equação, 13x + 27 – 2x = 30 + 5x, os valores
que a variável pode assumir.
Deparamo-nos com erros relativos à interpretação do enunciado como o
apresentado por P1 que expressa: “1 valor”, referindo-se à quantidade de
soluções possíveis, não qual. Para P8, “x = 2”, que, apesar de haver interpretado
corretamente o papel da variável, cometeu um erro durante a resolução. Já P14,
respondeu como em itens anteriores, para todas as expressões: “qualquer valor”.
Com relação às questões corretas, encontramos nos protocolos a solução
representada por x = ½, sendo que em pelo menos dois destes os professores
fizeram menção à quantidade de soluções, além da solução proposta,
possivelmente influenciados pela questão anterior. Em todos os protocolos
verificados, encontramos ainda um deles, P12, que apesar de constatar a
resposta como solicitada, forneceu o domínio, isto é, fez menção aos valores que
tornariam a sentença válida.
Para o item 3b, (x + 3)² = 36, o primeiro membro é o quadrado de uma
soma envolvendo a variável. Localizamos uma grande quantidade de erros
quanto à manipulação, apesar de todos os professores considerarem a variável
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