25
Para o colaborador, por sua vez, o portal corporativo oferece as
informações e aplicações necessárias à realização das tarefas rotineiras, em um
ambiente customizado e personalizado. O compartilhamento do conhecimento,
então, é viabilizado, com a criação de comunidades e ferramentas de
colaboração. Há, conforme Freitas (2004), uma maior mobilidade da informação,
com conexões seguras e com dispositivos móveis, onde o acesso às informações,
a partir de localidades remotas, é facilitado.
Os portais corporativos altamente integrados com aplicações,
ferramentas de colaboração e serviços de informação de diferentes
fontes, formatos e ambientes, permitem integrar processo de negócios e
viabilizam práticas conhecidas como Business to Employee
3
[...]
transformam-se em uma promessa de redução de despesas e
desperdícios, aumento de produtividade, retenção de talentos, aumento
de empowerment
4
, melhoria da qualidade e atendimento, redução do
tempo de resposta e resolução de problemas, prontidão de respostas,
colaboração, trabalho em grupo, aprendizagem, etc. (FREITAS, 2004,
p. 48).
Corroborando, Toledo (2002) considera que o portal corporativo, a quem
nomeia de portal do conhecimento, além de prover uma visão unificada,
configurando-se em um ponto de acesso seguro e único às diversas fontes de
informação, apresenta-se como um espaço de convergência de diversas e
complementares soluções de gestão da informação e dos saberes
organizacionais. Mas destaca que a especificação ou configuração destes
ambientes, com a escolha dos serviços, das funcionalidades e das ferramentas
complementares, é oriunda de requisitos particulares de cada organização, a
partir da sua realidade.
Neste sentido, Terra e Gordon (2002), que chamam o portal corporativo
de portal corporativo do conhecimento, dizem que estes são espaços identificados
como o único ponto de contato para todas as fontes diárias de informação e
aplicações relevantes de softwares. Isto quer dizer que assumem o papel inédito
de integrador universal, pois se configuram em uma plataforma que permite uma
3
Consiste em um conjunto de aplicações informáticas on line que visam facilitar a comunicação
entre a organização e os seus colaboradores internos e externos (FREITAS, 2004, p. 90).
4
É um processo complexo de crescimento individual e de grupo na direção da autonomia na
busca de soluções para os problemas. Abrange elementos como motivação, compreensão das
relações de gênero e suas conseqüências, desbloqueio do medo, o vencer das próprias
resistências, desenvolvimento da capacidade de enfrentar desafios e eliminação da mentalidade
de vítima (FREITAS, 2004, p. 91).