107
Quadro 3 – Distribuição das atividades entre as categorias de função e registro dos
profissionais que se referem a estas atividades
CATEGORIAS DE
FUNÇÕES
SÍNTESE DAS ATIVIDADES (elemento central)
Acolher e orientar os familiares que acompanham os alunos diariamente 2
Auxiliar os familiares nas dificuldades vividas com o processo de inclusão 1, 14
Buscar junto à família informações importantes sobre os alunos (comportamento,
estado de saúde, atendimentos especializados, medicação) 3
Encaminhar e orientar os pais sobre o serviço mais indicado para atender as
necessidades o aluno 12
Estimular a parceria família-escola 2
Investigar a posição da família em relação ao encaminhamento para o ensino
especial 4, 5
Orientar e preparar os pais, ou responsáveis, para processo de desligamento dos
alunos (terminalidade) 6, 7
Orientar sobre aspectos variados que interferem na escolarização dos filhos 4, 13
Apoiar e orientar as famílias (atendimento individual) 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 13,
14
Trabalhar com grupo de pais aspectos da dinâmica familiar 3, 8, 12
Orientar as famílias em reuniões gerais da escola 2, 9
Orientar e encaminhar as famílias para os serviços da saúde 4, 9, 13
Orientar familiares sobre o trabalho do psicólogo 9
Acolhimento de/ apoio e
orientação às famílias
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 12,
13, 14
(N=12)
Atender às demandas das famílias 6, 9
Acompanhar os alunos no horário do lanche e/ou no horário do almoço e auxiliar
no que for necessário 3, 11
Acompanhar a evolução do aluno 2, 5, 7 9
Acompanhar e orientar os alunos que freqüentam a sala de recurso 4
Acompanhar o processo de inclusão dos alunos encaminhados para o ensino
comum 6
Atender às necessidades (urgências) dos alunos 1, 6, 8, 10, 13, 14
Construir um vínculo com o aluno 9
Intervir nas questões que interferem no processo de ensino-aprendizagem (relação
prof.-aluno; comportamento do aluno; questões individuais do aluno) 2, 5, 9, 13
Orientar e preparar os alunos para o desligamento da escola (terminalidade) 6
Orientar os alunos em sala de aula ou individualmente 1, 5, 13
Orientar os alunos nas atividades da oficina 7, 12
Trabalhar a questão da sexualidade nas turmas formadas por adolescentes 10
Treinar os alunos para inserção no mercado de trabalho 7, 12
Acompanhamento de/
orientação a/ e
intervenção junto aos
alunos
1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,
12, 13, 14
(N=13)
Acompanhar o aluno atendido pelo serviço itinerante 13
Acompanhar e orientar o trabalho do professor itinerante 1, 4, 11, 13
Acompanhar e orientar o trabalho do professor que atua na sala de recurso 4, 11
Acompanhar e orientar o trabalho dos professores (escolaridade) 10
Acompanhar o trabalho pedagógico 5
Atender às solicitações do professor 5, 9
Discutir e propor estratégias para auxiliar o professor 3, 4, 5, 11
Fornecer [aos professores] informações importantes sobre os alunos 3, 9, 12
Intervir nas questões que interferem no processo de ensino-aprendizagem (prática
pedagógica; relação prof.-aluno; comport. do aluno; questões do professor) 2, 7
Orientar o professor nas atividades da oficina 7, 12
Orientar o trabalho do professor que atua na sala de recurso 1
Orientar os professores das oficinas 1
Orientar sobre a elaboração de relatórios dos alunos (escolaridade) 1
Orientar sobre aspectos que possam interferir na aprendizagem dos alunos 4, 12
Acompanhamento de/
orientação a/ e
intervenção junto aos
professores
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,
11, 12, 13, 14
(N=14)
Orientar sobre questões relativas à relação professor-aluno, ou às dificuldades
enfrentadas na prática pedagógica 1, 2, 3, 5, 8, 9, 11, 13