C T R L + A R T + D E L : c o n t e x t o , a r t e e t e c n o l o g i a
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Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 55: Estudo em �D da ciberinstalação do Projeto Vislumbres Pós-humanos ...........................................164
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 56: Estudo em �D da ciberinstalação do Projeto Vislumbres Pós-humanos ...........................................165
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 57: Estudo em �D da ciberinstalação do Projeto Vislumbres Pós-humanos ...........................................165
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 58: Estudo em �D da ciberinstalação do Projeto Vislumbres Pós-humanos ...........................................165
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 59: Zombiac (2000) de Perry Hoberman .............................................................................................168
Fonte: http://www.perryhoberman.com/ (acesso em 10/10/2007).
Figura 60: Zombiac (2000) de Perry Hoberman ............................................................................................168
Fonte: http://www.perryhoberman.com/ (acesso em 10/10/2007).
Figura 61: Vestis (2004) de Luisa Paraguai Donati ......................................................................................179
Fonte: http://paginas.terra.com.br/arte/VESTIS/fotos.html (acesso em 10/10/2007).
Figura 62: Social Mobiles (200�) de Crispin Jones .......................................................................................180
Fonte: http://www.ideo.com/case_studies/social_mobiles/ (acesso em 15 /09/2007).
Figura 6�: Equipamentos vestíveis desenvolvidos por Steve Mann ........................................................18�
Fonte: http://www.wearcomp.org/mann.html (acesso em 11/10/2007).
Figura 64: Steve Mann atuando com o WearComp .....................................................................................18�
Fonte: http://www.wearcomp.org/mann.html (acesso em 11/10/2007).
Figura 65: Performance do grupo Surveillance Camera Players, em 2001 ....................................................184
Fonte: http://www.notbored.org/the-scp.html (acesso em 04/10/2007).
Figura 66: Spio (2004) de Lucas Bambozzi .................................................................................................187
Fonte: http://www.rizoma.net/interna.php?id=�48&secao=artefato (acesso em 15/10/2007).
Figura 67: Surveillance Vídeo Entertainment Network (2007) de Amy Alexander e outros ..............………..188
Fonte: http://deprogramming.us/ai/index.html (acesso em 20/09/2007).Fonte: http://deprogramming.us/ai/index.html (acesso em 20/09/2007).
Figura 68: Swipe (2002/2004) do Preemptive Media ...................................................................................191
Fonte: http://www.we-swipe.us (acesso em 12/09/2007).
Figura 69: Esc for Escape (2004) de Giselle Beiguelman ..........................................................................196
Fonte: http://www.desvirtual.com/escape/ (acesso em 15/10/2007).
Figura 70: Accept (200�) de Perry Hoberman ............................................................................................196
Fonte: http://www.perryhoberman.com/ (acesso em 10/10/2007).
Figura 71: Spore 1.1 (2004) dos artistas Douglas Easterly e Matthew Kenyon ............................................196
Fonte: http://swamp.nu/ (acesso em 04/10/2007).
Figura 72: GenTerra (2001) do Critical Art Ensemble .................................................................................201
Fonte: http://www.critical-art.net/biotech/genterra (acesso em 11/09/2007).
Figura 7�: Free Range Grains (200�/2004) do Critical Art Ensemble ......................……………………………201
Fonte: http://www.rizoma.net/interna.php?id=�00&secao=artefato (acesso em 14/10/2007).
Figura 74: Problemarket (2000) dos artistas Davide Grassi e Igor Stromajer ................................................204
Fonte: http://www.problemarket.net (acesso em 16/10/2007).
Figura 75: Mejor Vida Corporation (1998) de Minerva Cuevas ..................................................................206
Fonte: http://www.irational.org/mvc/espanol.html (acesso em 10/09/2007).
Figura 76: Carteira de estudante Mejor Vida Corporation (1998) de Minerva Cuevas .................................206
Fonte: http://www.edith-russ-haus.de/pix/system/cuervas_id.jpg (acesso em 16/10/2007).
Figura 77: FuckU-FuckMe (1998) de Alexei Shulgin ..................................................................................209
Fonte: http://www.cronopios.com.br/site/internet.asp?id=1776 (acesso em 15/10/2007).
Figura 78: RYT Hospital (1997/200�) de Virgil Wong ...............................................................................209
Fonte: http://www.rythospital.com (acesso em 10/09/2007).
Figura 79: CNNplusplus (2006) de Heidi Kumao e Chipp Jansen ..............................................................211
Fonte: http://www.cnnplusplus.com (acesso em 11/09/2007).
Figura 80: Telemadre.com (2002) do coletivo ‘Mmmm...’ ...........................................................................211
Fonte: http://www.telemadre.com (acesso em 04/10/2007).
Figura 81: Cozinheiro das Almas (2005/2006) do Grupo Poéticas Digitais ...................................................21�
Fonte: Imagem capturada do game.
Figura 82: F69 (2004) de Suzete Venturelli e Mário Maciel .......................................................................214
Fonte: Imagem capturada do game.
Figura 8�: Debugging Life (2006) de JLNDRR ........................................................................................214
Fonte: http://www.debugginglife.com (acesso em 19/10/2007).