viii
SUMÁRIO
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO........................................................................... 1
1. Objetivos do estudo................................................................................. 2
2. Relevância do estudo .............................................................................. 3
3. Organização do estudo............................................................................ 6
CAPÍTULO II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................... 7
1. Teorias de Internacionalização................................................................ 8
1.1. Teorias comportamentais de internacionalização.................................... 8
1.2. Novas tendências em estudos de internacionalização .......................... 20
1.3. Principais críticas à Escola de Uppsala................................................. 23
1.4. Multinacionalização da empresa brasileira............................................ 27
1.5. Síntese dos principais aspectos das teorias.......................................... 34
2. O impacto do país de origem sobre a escolha de produtos................... 36
2.1. O que é made in .................................................................................... 36
2.2. Etnocentrismo do consumidor ............................................................... 40
2.3. Resultado de pesquisas ........................................................................ 41
2.4. Recomendações.................................................................................... 46
CAPÍTULO III – METODOLOGIA .................................................................... 49
1. Definição das perguntas de pesquisa.................................................... 49
2. Método de pesquisa .............................................................................. 50
3. Procedimentos metodológicos............................................................... 52
3.1. Seleção do caso .................................................................................... 52
3.2. Métodos de coleta e análise de dados .................................................. 53
4. Limitações do estudo............................................................................. 55
CAPÍTULO IV – ESTUDO DE CASO .............................................................. 57
1. A indústria têxtil do Brasil e sua inserção internacional......................... 57
2. Estudos de Casos.................................................................................. 68
2.1 Salinas................................................................................................... 68
2.2 Lenny..................................................................................................... 79
2.3 Blue Man ............................................................................................... 88
3. Análise dos casos.................................................................................. 97
3.1. Características das empresas ............................................................... 97
3.2. Cronograma de internacionalização das empresas............................... 98
3.3. Papel do empreendedor ...................................................................... 101
3.4. Escolha de mercados .......................................................................... 102
3.5. Modos de entrada................................................................................ 104
3.6. Adaptação de produto ......................................................................... 105
3.7. Papel do made-in................................................................................. 108
3.8. Síntese dos casos estudados.............................................................. 110
CAPÍTULO V – CONCLUSÃO....................................................................... 112
1. Sumário do estudo............................................................................... 112
2. Conclusões.......................................................................................... 113
3. Oportunidades para futuras pesquisas................................................ 119
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................. 121
ANEXOS ........................................................................................................ 131