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Tabela 4.1 – Distribuição Percentual dos Investimentos em Rodovias.
ESPECIFICAÇÃO 1946 1947 1948 1949 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960
FEDERAL - DNER 29,7 27,4 30,6 37,2 38,2 33,5 30,6 32,2 36,4 39,7 35,6 35,6 46,5 48,8 49,2
ESTADUAL - DERs 70,3 64,8 60,8 55,9 54,9 59,7 63,1 61,2 57,6 55,0 59,4 57,7 48,1 45,5 45,1
MUNICIPAL - 7,8 8,6 6,9 6,9 6,8 6,3 6,6 6,0 5,3 5,0 6,7 5,4 5,7 5,7
TOTAL 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0
Fonte: Consultec (1962, apud Jobim et al, 1983, pág. 37)
A tabela 4.2 apresenta a importância que se atribuiu aos investimentos em
rodovias na época, em detrimento dos demais investimentos em transportes. Pode-se
reparar também nessa tabela a decrescente participação do transporte ferroviário nos
investimentos do país.
Tabela 4.2 – Distribuição Percentual dos Investimentos Públicos em Transportes.
ESPECIFICAÇÃO 1946 1947 1948 1949 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959
Transporte Rodoviário 76,8 77,9 78,6 70,8 65,6 75,3 76,4 66,8 76,8 63,8 70,9 75,4 73,1 77,4
Transporte Ferroviário 21,8 21,1 20,5 27,7 28,8 17,4 16,3 24,3 18,2 24,4 19,6 18,7 21,5 16,3
Transporte Aquático - - - - 2,6 4,7 4,7 5,1 2,6 8,0 6,1 3,2 2,8 4,0
Transporte Aéreo 1,4 1,0 0,9 1,5 3,0 2,6 2,6 3,8 2,3 3,8 3,5 2,8 2,6 2,3
TOTAL 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0
Fonte: Ministério dos Transportes (1970, apud Jobim et al, 1983, pág. 41).
O “boom” rodoviário, conforme alguns denominaram esse fenômeno nos
transportes, foi fundamental para o surgimento das grandes empresas de construção
no país, pois as características desse mercado facilitaram o desenvolvimento de
pequenas empreiteiras. Não existiam barreiras tecnológicas à entrada, pois
basicamente, em um primeiro momento, as estradas não eram pavimentadas. As
obras eram realizadas em trechos, o que permitia a participação de pequenas e
médias empresas na construção. Por outro lado, a construção de vias pavimentadas
foi significativa, o que corroborou para o crescimento tecnológico de muitas empresas
brasileiras. A construção da Rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo) é um exemplo
de obra que proporcionou este cenário de desenvolvimento.