xi
2.4.1.4 Envolvimento do paciente.........................................................54
2.4.1.5 Delegar poder aos empregados ............................................... 55
2.4.2 Princípios do consumo enxuto......................................................... 56
2.4.2.1 Resolver o problema do paciente completamente.................... 57
2.4.2.2 Não desperdiçar o tempo do paciente......................................60
2.4.2.3 Oferecer exatamente aquilo que o paciente quer..................... 65
2.4.2.4 Oferecer o que o paciente quer exatamente onde ele quer......69
2.4.2.5 Oferecer o que o paciente quer onde ele quer exatamente
quando ele quer........................................................................ 69
2.4.2.6 Agregar continuamente soluções para reduzir tempo e
aborrecimento do paciente ....................................................... 70
2.5 Medicina baseada em evidências........................................................... 70
2.6 Quadro Conceitual.................................................................................. 74
3 Metodologia.................................................................................................. 77
3.1 Tipo de pesquisa.....................................................................................77
3.2 Seleção dos casos.................................................................................. 78
3.3 Coleta e tratamento dos dados...............................................................79
3.4 Limitações do Método............................................................................. 80
4 Descrição dos Casos................................................................................... 81
4.1 Pólo do Pé Diabético............................................................................... 81
4.1.1 Diabetes........................................................................................... 81
4.1.2 Gênese do Pólo do Pé Diabético.....................................................82
4.1.3 O projeto do Pé Diabético................................................................ 83
4.1.4 Educação continuada ...................................................................... 87
4.1.5 Capacitação do pessoal de atendimento......................................... 88
4.1.6 Próximos passos.............................................................................. 88
4.2 Atendimento de emergência no Pró-Cardíaco........................................ 90
4.2.1 Introdução........................................................................................ 90
4.2.2 Decisões sob risco........................................................................... 90
4.2.3 Excelência no atendimento.............................................................. 91
4.2.4 A lógica do diagnóstico baseado em evidências ............................. 93
4.2.5 O protocolo de atendimento de dor torácica.................................... 96
4.2.6 Melhoria Contínua.......................................................................... 100
4.3 O processo de atendimento no Hospital Dr. Badim .............................. 102
4.3.1 Introdução...................................................................................... 102
4.3.2 Atendimento no Hospital Dr. Badim............................................... 103
4.3.3 Problemas no processo de atendimento........................................ 105
4.3.4 Solução adotada............................................................................ 107