1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ...................................................................................................................3
1.1 – OBJETIVO ......................................................................................................................................................3
1.2 – RELEVÂNCIA DO ESTUDO .....................................................................................................................4
1.3 – ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO.................................................................................................................5
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .........................................................................................................................7
2.1 – TERCEIRIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS .......................................................................7
2.1.1 – O Movimento de Terceirização...........................................................................................................7
2.1.2 – Visão Estratégica da Terceirização Logística .................................................................................9
2.1.3. – Indústria de Operadores Logísticos................................................................................................10
2.1.3.1 – Definição de Operador Logístico .............................................................................................. 10
2.1.3.2 – O Surgimento e Evolução dos Operadores Logísticos......................................................... 12
2.1.3.3 – Motivadores do Uso de Operadores Logísticos..................................................................... 14
2.1.3.4 – Os Serviços Oferecidos ............................................................................................................. 19
2.1.3.5 – Tendências para o Setor ........................................................................................................... 25
2.2 – RELACIONAMENTOS COMERCIAIS.................................................................................................27
2.2.1 – Custos de Transação e a Tipologia dos Relacionamentos...........................................................28
2.2.2 – Relacionamento na Prestação de Serviço Logístico .....................................................................35
2.3 – AS PARCERIAS COLABORATIVAS....................................................................................................41
2.3.1 – O Conceito de Parceria .....................................................................................................................41
2.3.1.1 – Definição....................................................................................................................................... 42
2.3.1.2 – A Busca pelas Parcerias............................................................................................................ 44
2.3.2 – Fatores Críticos de Sucesso na Parceria Colaborativa ...............................................................45
2.3.3 - Resultados obtidos com a Parceria Colaborativa .........................................................................47
2.3.4 – Modelos de Parceria com OLs .........................................................................................................49
2.3.4.1 – O Modelo de Lambert et al........................................................................................................ 49
2.3.4.2 – O Modelo de Simatupang e Sridharan .................................................................................... 51
2.3.4.3 – O Modelo de Min et al. ............................................................................................................... 53
2.4 – SÍNTESE DO CONCEITUAL TEÓRICO E PROPOSTA DE MODELO.........................................55
3 – METODOLOGIA ..............................................................................................................................................59
3.1 – PERGUNTAS DA PESQUISA............................................................................................................................59
3.2 – TIPO DE PESQUISA .........................................................................................................................................60
3.2.1 - O estudo de caso único .......................................................................................................................61
3.3 – MÉTODO DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS.............................................................................................63
3.3.1 - Fontes de dados primários .................................................................................................................63
3.3.2 - Fontes de dados Secundários ............................................................................................................64
3.4 – LIMITAÇÕES DO ESTUDO..............................................................................................................................65
4 – DESCRIÇÃO DO CASO .................................................................................................................................67
4.1 – MERCADO DE SORVETES NO BRASIL .........................................................................................................67
4.2 – EMPRESA “X” ................................................................................................................................................69
4.2.1 – Linha de Produtos ...............................................................................................................................71
4.2.2 – Vendas ...................................................................................................................................................73
4.2.3 – Operações Logísticas .........................................................................................................................75
4.2.4 – Terceirização Logística......................................................................................................................83
4.2.4.1 – Motivadores para o Uso de Prestadores de Serviço Logístico ........................................... 85
4.2.4.2 – Vantagens e Desvantagens da Terceirização ....................................................................... 88
4.2.4.3 – Objetivos e Metas na Gestão Logística................................................................................... 91
4.2.4.4 – Compartilhamento das Informações ........................................................................................ 94
4.2.4.5 – Desenvolvimento de Parceria ................................................................................................... 95
4.2.4.6 – Fatores Críticos para a Parceria............................................................................................... 96
5 – ANÁLISE DO CASO ..................................................................................................................................... 100
5.1 – ATIVIDADES LOGÍSTICAS.......................................................................................................................... 100
5.2 – TERCEIRIZAÇÕES LOGÍSTICAS.................................................................................................................. 102