Tabela 45: Categoria Requisitos didático-pedagógicos – Alunos freqüentes X Alunos
evadidos
Alunos freqüentes Alunos Evadidos
Dificulta
Dificulta
muito
Freq. Rel.
Acumulada
Contribuiu
muito
Contribuiu
decisivamente
Freq. Rel.
Acumulada
Carga horária curricular do curso 3,75% 1,25% 5,00% 11,11% 22,22% 33,33%
Relação do Currículo com o mercado
de trabalho 1,94% 1,62% 3,56% 1,85% 5,56% 7,41%
Critérios de avaliação do aluno 6,67% 1,27% 7,94% 7,41% 9,26% 16,67%
Associação entre a teoria e a prática 9,57% 2,47% 12,04% 7,41% 0,00% 7,41%
Relação entre conteúdos das
disciplinas 3,83% 0,96% 4,79% 7,41% 0,00% 7,41%
Encontros presenciais 7,91% 5,38% 13,29% 16,98% 9,43% 26,42%
Grau de dificuldade dos exercícios e
provas 6,85% 1,87% 8,72% 13,21% 3,77% 16,98%
Contato entre colegas de cursos 12,15% 3,43% 15,58% 9,26% 5,56% 14,81%
Reprovação em mais de duas
disciplinas no semestre 8,71% 14,29% 23,00% 14,81% 5,56% 20,37%
Prazos de entrega das atividades 8,15% 4,39% 12,54% 12,96% 12,96% 25,93%
Avaliação dos exercícios 8,07% 0,31% 8,39% 16,67% 11,11% 27,78%
Avaliações das provas 7,17% 2,80% 9,97% 14,81% 5,56% 20,37%
Material didático oferecido 3,12% 0,31% 3,43% 5,56% 1,85% 7,41%
Qualidade do curso de administração
a distância 2,87% 2,87% 5,73% 5,56% 3,70% 9,26%
Fonte: dados primários
Como a última categoria a ser analisada, os requisitos didático-pedagógicos
apresentaram os seguintes resultados: a maioria dos índices foi apontada com mais freqüência
pelos alunos evadidos do que por aqueles que estão no curso. Dentre esses fatores pode-se
explicar a diferença de percentuais no indicador encontros presenciais por uma mudança feita
a partir do final do primeiro módulo, na qual introduziram-se vídeo-aulas gravadas no curso,
deixando assim as videoconferências para a interação entre os alunos e os professores.
Outro fator preponderante para os alunos evadidos foi a carga horária do curso, com
33,33% de respostas, contra 5% das respostas dos alunos freqüentes.
As avaliações tiveram diferenças em torno de 20% entre os percentuais de alunos
freqüentes e evadidos.
Por fim analisa-se a reprovação em mais de duas disciplinas, a qual foi citada por 23%
dos alunos freqüentes e 20,37% dos alunos evadidos. Recomenda-se uma análise por parte da
coordenação do curso sobre esse item, pois o mesmo pode vir a aumentar o índice de evasão
do referido curso.