propriamente dito, mas ao Sturm und Drang, Pré-Romantismo alemão definido por Christa
Wolf, em comparação com a geração de 1800, chamada Frühromantik
211
, ou Romantismo
inicial, como uma época pré-revolucionária, enquanto que o outro resulta de um tempo
pós-revolucionário, recebendo influência do início da Restauração. Se o primeiro tem
como força motriz o otimismo, a esperança e o impulso de vida, sintetizada num princípio
de tentativa ilusória de ação, ao segundo resta dolorosa desilusão e desengano
212
. O Sturm
und Drang é herdeiro das idéias de Rousseau. Deriva de um sentimento de renúncia ao
mundo que, em conformidade com os pressupostos históricos de Hauser, afeta classes
sociais e gerações inteiras. A deliberada oposição ao Iluminismo deve ser pensada no
tocante à concepção que ambos os movimentos têm de “mundo”. Enquanto que para um
este apresenta-se como inteligível, explicável e dotado de significação, para o outro,
manifesta-se incompreensível, misterioso e sem significado. Segundo afirma o historiador,
tais opiniões refletem “a consciência da capacidade de [...] dominar a realidade” em um, e
“o sentimento de estar perdido e desamparado nessa realidade”
213
no outro. O elemento
que melhor caracteriza a visão do Sturm und Drang é o conceito de gênio artístico, a ser
discutido durante a análise do romance de Plenzdorf. Adianta-se por ora que o
subjetivismo exagerado que o particulariza apresenta uma relação cabal com a situação da
Alemanha, em que a intelligentsia é acometida pela contradição interna e por uma
tendência à supercompensação das limitações da vida prática, o que leva à manifestação do
patológico. O mundo tornado hostil e estranho, não é apreendido de forma acabada, pois
este e a própria vida são submetidos à visão atomizada e à natureza fragmentária dos
motivos desses escritores
214
.
211
Comumente ocorre tratar inidistintamente autores do Pré-Romantismo e do Romantismo Alemão
genericamente como românticos, o que acaba por simplificar e reduzir a complexidade de um período
histórico e artístico que, na verdade, se compõe de mais de um movimento. Além da distinção entre
Romantismo (Romantik) e Pré-Romantismo, do qual deriva o primeiro, deve-se considerar a coexistência e
concorrência entre estes e outros movimentos: O Iluminismo (Aufklärung), o Classicismo (Klassik), bem
como o chamado Entre Classicismo e Romantismo (Zwischen Klassik und Romantik). O Pré-Romantismo
alemão é dividido em duas vertentes: o Sturm und Drang (Tempestade e ímpeto) e o Hainbund (Sociedade
dos bosques), um marcado por um cunho revolucionário; o outro, caracterizado por uma maior aproximação
das coisas amenas do que de um comprometimento político. O Romantismo compõe-se de duas correntes:
Frühromantik e Spätromantik, consistindo a primeira em uma tendência inicial, dotada de orientação
filosófica e crítica, e do ideal de renovação e revolução, centrada em torno da Universidade de Iena; e a
segunda, em uma vertente tardia, caracterizada por ser mais conservadora, mais patriótica e identificada com
o povo que a anterior, voltada não mais para a exigência do novo e do universal, mas para a da tradição,
tendo como sede a cidade de Heidelberg. Ver: BAUMANN, Barbara; OBERLE, Birgitta. Deutsche
Literatur in Epochen. 1985. e CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura universal. 1962.
212
WOLF, Christa. „Der Schatten eines Traumes: Karoline von Günderrode – ein Entwurf“. In: WOLF,
Christa. Die Dimension des Autors. 1990. p. 515.
213
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. 2003. p. 615.
214
Idem. Ibidem. p. 617.