A administração da propriedade rural é
influenciada pelas incertezas
relacionadas ao ambiente em que se encontra, direcionando a maior parte das
decisões. Devido à imprevisibilidade de seu comportamento, fatores físicos
como clima, tecnologia e incidência de pragas e doenças; institucionais, co
legislação tributária, trabalhista e ambiental, entre outras; sociais, como a
família e os amigos; e econômicos, como a flutuação de preços de insumos e
produtos; podem modificar a perspectiva para investimentos, receitas e
qualidade de vida, entre outr
os aspectos, influenciando as decisões.
(1995) afirmou que o processo de
tomada de decisão constitui
questão central na administração. Para melhor entendimento, K
enumerou três funções básicas, a saber: planejamento, implementação e
A primeira função consiste, baseando
se em informações organizadas
m a diferentes formas de decisão, em encontrar soluções potenciais
para o negócio. Para isso, torna
se necessária uma contínua avaliação e
análise de alternativas possíveis. Um bom
implementação mais segura, para isso o produtor deve adquirir e organizar os
recursos necessários e utilizá
los no momento e local apropriados. Uma vez
que a produção agropecuária é uma atividade sujeita a incertezas,
mercado e ao meio ambiente, por exemplo, torna
indispensável o seu controle. Isso implica identificar possíveis obstáculos, o
quanto antes, para que se possam tomar as medidas cabíveis no momento
Outra forma de entender ques
tões envolvidas no processo de tomada
de decisão foi oferecida por Ö
et al. (1998). Segundo esses autores, o
processo pode ser visto como uma combinação de quatro fases (detecção do
problema, definição, análise/escolha e implementação), com quatro
processos (pesquisa/atenção, planejamento, avaliação/escolha e
verificação da escolha). Esses estágios deveriam ser analisados, no ambiente
administrativo, de forma interdependente.
Inerente ao gerenciamento da empresa rural, a capacidade gerencial
dor de decisões deve ser entendida segundo aspectos pessoais.
et al. (1998) dividiram esses aspectos da seguinte maneira:
habilidades e capacidades, relacionadas a
aspectos cognitivos e intelectuais;
impulsos e motivação, relacionados aos objetiv
os/metas, valores e atitudes do